SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 21 de abril de 2020

Há 35 anos: Ayrton Senna vence o primeiro GP de Fórmula 1

          Hoje, comemora-se a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula, há 35 anos. No dia 21 de abril de 1985, pilotando pela Lotus, Senna venceu o Grande Prêmio de Portugal, liderado por ele do início ao fim, tendo feito a pole position e a volta mais rápida. Aquele domingo foi também um dia histórico para o Brasil por outro motivo. Naquele dia, morreu o presidente eleito indiretamente, Tancredo Neves, o primeiro após 21 anos de ditadura militar. O vice, José Sarney, assumiu.
A corrida foi durante forte chuva, e, anos depois, o piloto comentou como ele aprendeu a correr na chuva: 
- Lembro-me da minha primeira corrida de kart na chuva. Foi um desastre, uma piada total. Eu não conseguia fazer nada, com toda a gente me passando por todo o lado. Era estranho, porque no seco eu era bastante bom. Nesse dia vi que não sabia nada de pilotagem na chuva e comecei a treinar em piso molhado. Sempre que chovia, lá estava eu, a testar e a treinar. Foi aí que aprendi a andar na chuva.
O ano de 1985 foi a segunda temporada de Ayrton Senna na Fórmula 1, tendo terminado em quarto lugar, com seis pódios, sendo duas vitórias, duas vezes em segundo, e duas vezes em terceiro; e sete pole positions. O início de muitas conquistas na categoria, em que venceu 41 corridas e foi campeão mundial três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Senna alegrou muitos dos meus domingos! fr

Nenhum comentário: