
O complexo do Maracanã é composto pelo próprio estádio, o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros. O Maracanã foi construído em função da Copa do Mundo que o Brasil sediou em 1950, sendo inaugurado oficialmente no dia 16 de junho. O nome do estádio inicialmente ficou associado ao prefeito do Rio de Janeiro, à época Distrito Federal, o marechal Ângelo Mendes de Moraes.
Em 1966, passou a se chamar oficialmente Estádio Jornalista Mário Filho, cronista esportivo e proprietário do Jornal dos Sports, além de irmão do escritor Nelson Rodrigues. A homenagem foi pelo forte apoio que ele deu à construção do estádio, que, entretanto, é mais conhecido dentro e fora do país simplesmente como “Maracanã”. A palavra “maracanã” é tupi, e significa “semelhante a um chocalho”. A região era há muito tempo habitada por várias espécies de aves, entre elas o papagaio Maracanã-Guaçu, que fazia um som parecido com o chocalho, por isso ter sido chamada assim. O nome foi usado também para batizar o rio que fica próximo ao estádio, depois ao próprio, e, em 1981, ao bairro onde estão localizados.
O primeiro jogo no Maracanã foi no dia 17 de junho, um amistoso em que a seleção de São Paulo venceu a do Rio de Janeiro por 3x1. O primeiro gol foi marcado por Didi, à época jogando no Fluminense. No dia 24, O Brasil fazia a sua estreia na Copa do Mundo e o primeiro jogo oficial do Maracanã, vencendo o México por 4x0. A seleção brasileira ainda fez outros jogos no Maracanã: 2x0 Iugoslávia, dia 1 de julho; 7x1 Suécia, dia 9; 6x1 Espanha, dia 13; e a triste final perdida para o Uruguai por 2x1, dia 16, com 199.854 pessoas presentes, o recorde de público do estádio e do Brasil até hoje.
O Maracanã é administrado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, apesar do seu nome ser estádio “municipal”, e já passou por várias reformas. Em 2000, quando recebeu a final do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, vencido pelo Corinthians, a sua capacidade foi reduzida. O estádio deixou de ser o “maior do mundo”, e passou a ter capacidade máxima de 78.838 pessoas. O Maracanã sediou outros eventos internacionais.
. No esporte, pode-se citar, por exemplo, as cerimônias de abertura e encerramento do Pan-Americano de 2007, além da final no futebol, vencida pelo Equador por 2x1 sobre a Jamaica.
. A cerimônia de encerramento da Copa das Confederações da FIFA, em 2013, e a final, vencida pelo Brasil por 3x0 sobre a então campeã mundial Espanha.

. E também as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, e a final do futebol, em que o Brasil conquistou a sua primeira medalha de ouro no futebol masculino, vencendo a Alemanha na disputa na marca dos pênaltis por 5x4, após um empate de 1x1 no tempo normal.
O Maracanã também foi palco de apresentações de artistas internacionais, como Frank Sinatra, Madonna, Rolling Stones, Kiss, Tina Turner e Paul McCartney, além do Rock in Rio. Recebeu também o papa João Paulo II em duas de suas visitas ao Brasil, em 1980 e em 1997. Em seu gramado pisaram alguns dos melhores jogadores do mundo. E foi no Maracanã que o Pelé marcou o seu milésimo gol, na vitória do Santos sobre o Vasco, por 2x1. Parabéns ao Maracanã, não o maior, mas o mais importante estádio do mundo! fr
Nenhum comentário:
Postar um comentário