SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Os diferentes tipos de sangue e a combinação que determina o da criança

O sangue tem diferentes tipos, e foi nos primeiros anos do século 20 que o cientista austríaco Karl Landsteiner fez a descoberta, que passou a salvar muitas vidas. Até então, muitas pessoas morriam após receber a transfusão de sangue. Landsteiner recebeu o prêmio Nobel de Medicina em 1930 pelo seu trabalho. Cada um dos tipos sanguíneos tem suas características próprias, e alguns são incompatíveis. Os tipos de sangue são: A, B, AB ou O, podendo ser positivo ou negativo, e o que determina qual deles a pessoa vai ter são as características dos pais.
A diferenciação dos tipos de sangue se dá pela presença ou ausência dos antígenos A e B. O tipo de sangue A possui o antígeno A; o B o antígeno B; e o O não possui esses antígenos, ou seja, não possui nenhuma proteína. E o sangue é positivo quando tem a presença também do antígeno D; e negativo quando ele é ausente. A importância de saber o seu tipo é para o caso de você necessitar um dia de transfusão de sangue.
Outra situação é quando ocorre a chamada eritroblastose fetal, em que uma mulher com o fator RH negativo, não importa qual o tipo de sangue, tem um filho com um homem com RH positivo. Se o fator positivo for transmitido para a criança, pode ocorrer uma rejeição pelo organismo da mulher, com a produção de anticorpos contra o feto, resultando em doenças e até mesmo na morte do bebê.
O risco é maior no nascimento do segundo filho, já que o surgimento dos anticorpos somente ocorre durante o nascimento. Precisaria, portanto, já estarem formados esses anticorpos para que eles atacassem o que o organismo da mulher consideraria uma “ameaça”, ou seja, o feto (o segundo filho). Atualmente, existem tratamentos para o combate da eritroblastose fetal, inclusive uma vacina que a mulher recebe antes do nascimento do seu segundo filho, a fim de inibir sua ocorrência.
Eu preparei um quadro demonstrativo, abaixo, com informações úteis para as pessoas imprimirem e poder consultar sempre que necessário. Na internet, existem inúmeros quadros, mas somente informando a compatibilidade dos diferentes tipos sanguíneos, ou somente quais as possibilidades de uma criança nascer com determinado tipo de sangue. O quadro que eu publico agora no meu blog reúne as duas tabelas, facilitando a consulta. fr

Nenhum comentário: