SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 27 de junho de 2020

Torcedores ingleses fazem aglomerações e muita sujeira na festa do título da Premier League, apesar da Covid-2019

          Bagunça, sujeira, bebedeira, barulho e muito desrespeito à situação que o mundo e o Reino Unido vivem, com a morte de milhares de pessoas pela Covid-2019, e a necessidade de afastamento social. Este exemplo de falta de civilidade aconteceu ontem, dia 26, em um dos países que mais se gaba de ser "desenvolvido", a Inglaterra.
Tudo isso por conta da conquista do título inglês pelo Liverpool, na quinta-feira, com a derrota do vice-líder Manchester City para o Chelsea por 2x1. A conquista do título acabou com um jejum de três décadas do clube, que pela primeira vez ganha a competição já com a nova denominação, “Premier League”, criada em 1992. E com sete rodadas de antecedência. O time inglês tem os brasileiros Alisson, Roberto Firmino e Fabinho.
       O comportamento da torcida do Liverpool foi criticado pela imprensa e pelas autoridades inglesas. Foram mais de dois mil torcedores a festejar o título nas proximidades do estádio de Anfield, de propriedade do clube. Há relatos de pessoas consumindo muita bebida alcoólica, urinando em prédios, e disparando fogos de artifício. Um desses fogos atingiu o primeiro andar de um edifício histórico da localidade, e houve necessidade de se chamar os bombeiros para apagar o início de incêndio.
         O comportamento dos torcedores obrigou a prefeitura de Liverpool a reforçar o policiamento nas ruas e determinar a dispersão das pessoas até amanhã. O clube precisou pronunciar-se através de uma nota oficial, classificando os acontecimentos como "totalmente inaceitáveis":
“Nossa cidade ainda está em crise de saúde pública e esse comportamento é totalmente inaceitável. Ainda existe o perigo de um segundo pico da COVID-19 e precisamos trabalhar juntos para garantir que tudo o que alcançamos até agora durante a quarentena não seja estragado.”
O prefeito de Liverpool, Joe Anderson, também manifestou a sua irritação:
“Estou frustrado, irritado e chateado. Entendo que, na quinta-feira, quando eles se reuniram nos arredores de Anfield, a paixão falou mais alto e tivemos que aceitar. Mas nesta sexta-feira, o que vimos foi premeditado, planejado, pensado. Os torcedores do Liverpool Football Club não tiveram consideração pela nossa cidade, pelas outras famílias, pelo NHS [Sistema Nacional de Saúde britânico].”  
Minha opinião: Se tudo isso tivesse acontecido no Brasil, ou em outro país menos “desenvolvido”, o mundo todo criticaria e diria que é por ser em um país atrasado, sem civilidade. Mas, aconteceu na Inglaterra. E não é a primeira vez que vemos notícias como esta em países europeus ou nos Estados Unidos. Com que moral depois eles podem criticar os outros? fr

Nenhum comentário: