SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 25 de julho de 2020

Brasil não terá GP de Fórmula-1 pela primeira vez em quase 50 anos

         Este ano não haverá disputa do Grande Prêmio de Fórmula-1 no Brasil. É a primeira vez que o nosso país fica fora do calendário oficial da categoria desde 1973; um ano antes houve uma prova para teste. Entre os países que vêm sediando a competição, somente Inglaterra e Itália tem mais temporadas seguidas recebendo provas do que o Brasil.  
O anúncio foi feito ontem, cancelando a realização das provas do Canadá, marcada para 14 de junho; Estados Unidos, 25 de outubro; México, 1º de novembro; e Brasil, 15 de novembro. O motivo são os números muito elevados de contaminações e mortes devido à pandemia do coronavírus no continente americano.
         O calendário original da Fórmula-1 tinha 22 provas agendadas, mas já teve, até o momento, onze canceladas. Além dos países americanos, foram também canceladas as provas na Austrália, Holanda, Mônaco, França, Azerbaijão, Singapura e Japão. Apenas três corridas foram disputadas, e a previsão é que o ano tenha 15 Grandes Prêmios
Serão incluídos três circuitos à Fórmula-1 este ano. O de Nürburgring, na Alemanha, retorna após sete anos ausente; e o de Ímola, na Itália, no autódromo Enzo e Dino Ferrari, onde Ayrton Senna sofreu o acidente fatal de 1º de maio de 1994, depois de 14 anos. Portugal também sediará uma prova, em Portimão, no Algarve, terra da minha mãe, após 24 anos sem participar da categoria.   
Ainda não está definido se o Brasil terá um Grande Prêmio em 2021, e, se tiver, onde será realizado. O contrato com o estado de São Paulo está terminando este ano, e não há definição se ele será renovado. O Rio de Janeiro quer voltar a receber as corridas, mas ainda precisa construir um novo circuito, provavelmente no bairro de Realengo. O governador João Dória tinha garantido, no início do mês, que o GP seria mantido em seu estado. Coisas de políticos! fr

Nenhum comentário: