SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

"O diário de um mago", Paulo Coelho


“O diário de um mago”, Paulo Coelho, 26ª edição, Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1990, ‘Coleção Paulo Coelho’, 210 páginas.
Livro em que o autor relata sua experiência pessoal quando, em 1986, após ser nomeado Mestre e Cavaleiro da Ordem, deixou de receber sua espada durante a cerimônia de nomeação. O seu próprio Mestre não o julgou merecedor, e fez com que ele fizesse a busca para encontrá-la, percorrendo o tradicional Caminho de Santiago, de Pned de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha.
Auxiliado por um guia, Paulo Coelho passou dias caminhando a pé, aprendendo práticas místicas e superando desafios para encontrar a sua espada, e em busca da sabedoria da Tradição, a grande fraternidade que reúne as ordens esotéricas mundiais. A grande mensagem do livro, a meu ver, é a importância de se travar na vida o “bom combate”, que é a busca de nossos sonhos, sem deixar que o tempo, a idade e acomodação façam com que eles sejam abandonados.
         “O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor – na juventude – nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e então já não temos a mesma coragem para combater. Por causa disto, nos voltamos contra nós e combatemos a nós mesmos, e passamos a ser nosso pior inimigo. Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar, ou fruto de nosso desconhecimento das realidades da vida. Matamos nossos sonhos porque temos medo de combater o Bom Combate.”
         Ao longo do livro, há alguns erros de português e de impressão, que poderiam ter sido corrigidos com uma boa revisão. O que eu escrevo não é uma indicação, mas o registro da minha leitura. fr

Nenhum comentário: