SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 22 de novembro de 2020

Curiosidades e outros comentários sobre "O túnel do tempo" (2)

● No episódio nº 27 (‘Merlin, o mágico’), o mágico Merlin pediu a Tony e Phillips que ajudassem o futuro rei Arthur, demonstrando várias vezes o seu poder. Bem que os dois cientistas podiam, depois, ter pedido ao mágico que os mandasse de volta à sala de controle. 😊😊

● Os dois cientistas passaram os 30 episódios sempre com a mesma roupa. Em algumas situações, trocavam de roupa, vestindo-se conforme a época, mas, pouco antes de serem enviados para uma nova aventura, as suas roupas voltavam instantaneamente.
















● Somente no primeiro episódio (‘Volta ao passado’), os cinco atores principais estiveram juntos. Nos demais, Robert Colbert e James Darren estiveram separados dos demais, porque os seus personagens viajavam no tempo.

No episódio nº 6 (‘O dia do juízo final’), a sala de controle conseguiu levar Tony de volta, mas todos estavam congelados “em duas frações de segundo de tempo”, e ninguém pôde vê-lo ou ouvi-lo. Tony voltou no tempo, para ajudar Phillips, deixando um bilhete com as coordenadas onde encontrá-los.

No episódio 27, o mágico Merlin leva Tony e Phillips para a sala de controle, com os demais, mas congela o tempo, e nenhum deles, inclusive os dois viajantes, se lembrou depois do que ocorreu.

E no episódio 28 (‘Os raptores’), seres de outro planeta raptam a doutora Ann MacGregor para atrair os dois viajantes, e os três se encontram, buscando fugir.

● Os efeitos especiais eram simples, comparados aos atuais, com o uso de muita fumaça e cortes de imagem.

● Havia a ideia de que seres de outros planetas pretendiam dominar ou destruir o planeta Terra. A década de 1960 foi muito marcada por essa visão, por conta da literatura, quadrinhos, cinema e séries de TV. Foi, também, o período em que Estados Unidos e a antiga União Soviética estavam disputando a chamada corrida espacial. Dois anos após o último episódio ir ao ar pela ABC nos Estados Unidos, os primeiros astronautas pisaram na Lua.

● Não importava onde os dois cientistas fossem parar, seja na Alemanha nazista, ou na França revolucionária, todo mundo falava inglês com eles. 😄😄

● Os dois precisavam de um plano de saúde. Em todos os episódios eles levavam pancadas na cabeça, desmaiavam, eram torturados ou feridos gravemente. Mas, logo depois seguiam como se nada tivesse acontecido, sem nenhuma sequela!


● Os figurantes que representavam os funcionários da sala de controle não abriam a boca, e pouco se mexiam, voltando para os seus afazeres logo depois de uma explosão, por exemplo.  

● O jovem Robert Duvall atuou como ator convidado no episódio nº 24 (‘Perseguição no tempo’), em que interpreta um sabotador de uma civilização do ano um milhão d.C., divididida em estratos sociais, como operários, soldados e mestres. Uma referência ao livro “Admirável mundo novo”, de Aldous Huxley, que eu li e do qual já escrevi aqui, no blog. Anos depois, Duvall viria a ser indicado sete vezes ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, vencendo em 1984, com o filme “Tender mercies”, como Melhor Ator. fr

Nenhum comentário: