SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Curiosidades e outros comentários sobre “Jornada nas estrelas” (2)


● O médico da Enterprise, doutor McCoy, era temperamental, constantemente perdendo o controle em cobranças ao capitão e, principalmente, ao Senhor Spock, a quem criticava por sua falta de emoções.

● A série foi filmada nos anos 1960, quando, possivelmente, não se falava tanto sobre os perigos da contaminação por vírus e germes, nem em infecção hospitalar. O doutor McCoy fazia curativos em seus pacientes sem usar luvas, e também não utilizava nenhum jaleco de proteção, saindo da enfermaria para outros locais da nave com a mesma roupa. Por outro lado, mesmo a série sendo ambientada no século 23, em vários episódios mostrava-se o perigo de a tripulação ser contaminada por vírus levados para a nave, após missões realizadas em outros planetas.

● Os intercomunicadores, aparelhos com os quais os tripulantes da Enterprise comunicavam-se quando estavam fora da nave, na série, anteciparam os telefones celulares, na realidade.

● Outras inovações tecnológicas presentes na Enterprise: bastava digitar a escolha da comida desejada, e, em segundos, o prato ficava pronto; o doutor McCoy passava um sensor, um aparelho portátil pelo corpo do paciente, que identificava todos os seus males; o teletransporte, em que objetos e pessoas são transportados imediatamente de um local para o outro. Eles não se tornaram realidade, ainda.

● O capitão Kirk, no episódio 22 da terceira temporada explica o funcionamento do teletransporte: “Uma espécie de conversor de matéria. As moléculas do corpo são convertidas em energia, e enviadas para a câmera, e reconvertidas em seu padrão original.”

● Assim como na série “O túnel do tempo”, os equipamentos da nave Enterprise eram compostos, basicamente, por botões a serem apertados ou girados, e alavancas, nada de teclados.

● A Enterprise tinha um computador tradutor, com um amplo arquivo contendo os significados das palavras em diversas linguagens dos mais diferentes planetas conhecidos pela Federação.

● Com algumas exceções, as mulheres na série vestem roupas bem sexys, incluindo as que fazem parte da tripulação da Enterprise, com meias-calças e saias muito curtas. Hoje, as feministas não iriam gostar nem um pouco.

● No episódio “A consciência do rei”, da primeira temporada, o capitão Kirk precisava descobrir se um ator podia ser um ditador, considerado morto, tentando escapar de julgamento. Os roteiristas da série não tinham como adivinhar, nos anos de 1960, que, décadas depois, esse tipo de problema poderia vir a ser resolvido com um teste de DNA.

● Eu identifiquei alguns atores que fizeram participação especial na série: Don Marshall, de “Terra dos gigantes”; Whit Bissel, de “O túnel do tempo”; Frank Gorshin, o Charada de “Batman e Robin”.

● É possível ver alguns tripulantes andando na Enterprise bem à vontade, até de bermudas, no episódio piloto “A jaula”.  fr

Nenhum comentário: