SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Participante é expulso do BBB Portugal por fazer saudações nazistas

     Um participante do programa BBB Portugal foi expulso da casa na quinta-feira, dia 28, por ter feito repetidas vezes saudações nazistas. É preocupante que jovens demonstrem tanta ignorância e falta de respeito por assuntos que todos devem conhecer minimamente, afinal o Nazismo e os horrores ocorridos em sua consequência são (ou devem ser) estudados na escola. E são mostrados em diversos documentários, reportagens e filmes, que estão à disposição de todos. Ninguém pode, ninguém tem o direito de alegar desconhecimento a esse respeito. 
     O participante, Hélder Teixeira, já havia tomado parte de uma edição anterior, em que já tinha manifestado opiniões preconceituosas contra mulheres e homossexuais. Mesmo assim, ele foi convidado pela emissora TVI para fazer parte da edição atual, da qual também fazem parte outros ex-integrantes de edições anteriores. Hélder é um técnico em eletrônica, residente na cidade de Santa Maria da Feira, no Norte de Portugal, e tem 39 anos, ou seja, não é nenhuma criança. 
     Mesmo após o comando do programa ter anunciado a expulsão do participante para os demais moradores da casa, e as razões que a justificaram, esses ainda demonstraram surpresa, fizeram questão de se despedir de Hélder; alguns ainda tentaram defendê-lo. A impressão que dá é que os participantes do programa não tinham a correta noção da gravidade do que representa fazer referências ao Nazismo. Milhões de judeus foram perseguidos, confinados em campos de concentração e mortos durante o Nazismo e a Segunda Guerra Mundial. Muitos outros milhões morreram lutando na guerra para derrotar o Nazismo. 
     É muito preocupante que os jovens portugueses pareçam desconhecer o que ocorreu durante a primeira metade do século 20. Não é possível que as escolas em Portugal não ensinem sobre esse triste período da História. Tratar de um assunto como esse como se fosse uma brincadeira inocente pode provocar que as pessoas o vejam como algo “normal”, aceitável, e ele se repita. Em Portugal, o participante do BBB foi expulso. Infelizmente, no Brasil, já ouvimos políticos com cargos públicos fazendo algo parecido, e eles não foram expulsos da política. fr

Nenhum comentário: