SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Tigela Ming comprada em venda de garagem nos EUA é avaliada em mais de 2 milhões de reais

     Nos Estados Unidos, é muito comum colocar aquelas coisas que não se quer mais à venda em suas garagens e nos jardins. As pessoas passam, escolhem e compram. A imprensa tem divulgado que, recentemente, um homem se encantou por uma bela tigela de cerâmica em uma dessas vendas de garagem no estado de Connecticut, e a comprou por 35 dólares, que corresponde, hoje (5/3), a 196 reais.
     Impressionado com a riqueza de detalhes da peça, sem saber de sua real origem, o homem consultou uma casa de leilões de Nova Iorque. Testes comprovaram que a tigela foi produzida na China, durante os anos 1400, na Dinastia Ming. A obra é única nos Estados Unidos, e somente se tem conhecimento de outras seis semelhantes, pertencentes a museus em outros países.
     Intacta, a peça foi avaliada de 300 a 500 mil dólares, ou, nos valores de hoje, 1 milhão e 705 mil a 2 milhões e 843 mil reais, e deve ser leiloada no próximo dia 17. As cerâmicas e porcelanas chinesas antigas são reconhecidas pela sua beleza e qualidade, produzidas em diferentes dinastias, e são muito valorizadas no mercado.
     Eu imagino a surpresa do(a) dono(a) da venda de garagem, ao descobrir que tinha uma cerâmica que deve valer mais do que a própria casa, e a vendeu tão barato. Que coisa! Abaixo, a imagem da tigela Ming, divulgada pela Casa de Leilões Sotheby’s. fr 


Nenhum comentário: