SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 17 de abril de 2021

Dica de livro: "Contos escolhidos" (Artur Azevedo)

"Contos escolhidos", Artur Azevedo, São Paulo, editora Click, 1997, 159 página (Coleção Livros O Globo, vol. 15).

O livro reúne 15 contos de Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908), contista, jornalista, dramaturgo e poeta maranhense. Eu gosto muito de textos que nos mostram como era, no passado, a realidade, a rotina, do país, mais ainda da minha cidade natal, o Rio de Janeiro. Os contos são do final do século19, início do 20. Eu separei alguns dos contos dos livros, e pretendo publicá-los aqui no meu blog, aos poucos. Artur Azevedo também trabalhou como funcionário público na Secretaria de Obras Viárias e, de acordo com o livro, teve como chefe Machado de Assis. É um dos fundadores da ABL (Academia Brasileira de Letras), ocupando a cadeira 29. O irmão mais novo, Aluísio Azevedo, autor, entre outros, do livro “O Cortiço”, um dos meus preferidos e do qual já escrevi no blog, é outro fundador, ocupando a cadeira nº 4. Artur Azevedo morreu em 22 de outubro de 1908, no Rio de Janeiro, aos 53 anos. fr

Nenhum comentário: