SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Eu brinquei com as antigas fichas dos ônibus 👦

Eu ainda era bem criança e lembro das antigas fichas usadas para andar nos ônibus do Rio de Janeiro. Na realidade, eu não cheguei a usá-las porque era muito novo, mas me lembro delas porque, como criança, gostava de brincar com elas. Pesquisando na internet, vejo que elas foram de diferentes materiais ao longo das décadas: ferro, acrílico e plástico. A pessoa entrava pela porta da frente do ônibus e dizia ao trocador aonde ia, ou seja, onde iria descer, e pagava pelo trajeto, recebendo uma ficha com a cor correspondente. Quanto mais distante, mais caro.  Ao descer, era para colocar a ficha em uma caixa, mas muita gente não devolvia, seja por esquecer ou para dar para os filhos brincarem. Em alguns locais, entravam os fiscais para verificar se os passageiros estavam com as fichas. Com o tempo, elas foram substituídas por fichas em papel, e, depois, esta forma de controle também acabou, provavelmente no início da década de 1980, sendo aceito apenas dinheiro, e, muito depois, o atual cartão de débito. Em algumas páginas de vendas na internet, eu vi anúncios de pessoas vendendo essas fichas como raridades. Em uma delas, 30 fichas estavam sendo vendidas por 299 reais, só não sei se chegaram a vender por esse preço, acredito que não, porque está bem caro. Eu me lembro dessas fichas coloridas, qual a criança que não iria gostar de brincar com elas?  fr

Nenhum comentário: