SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Carro-voador é testado na Eslováquia e mostra como vai ser o futuro

       Não parece haver limites para as inovações tecnológicas. O que há 50, 100 ou 200 anos seria algo impensável, e até mesmo inaceitável para muitos, hoje em dia é visto como algo do cotidiano, totalmente comum. Por exemplo, ligar uma televisão e ver e ouvir pessoas ao vivo; viajar pelos céus em aviões ou pelo mar em navios; transplantes de órgãos humanos; telefones celulares e luz elétrica, para citar apenas alguns exemplos.

       Mais uma invenção que promete ser incorporada nos próximos anos: o carro-voador. Na segunda-feira passada, dia 28, um protótipo foi experimentado na Eslováquia, fazendo um voo entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava em 35 minutos. É o carro-avião híbrido AirCar, com motor Honda e gasolina comum. De acordo com o inventor, o professor Stefan Klein, o carro voador pode voar em uma altura de dois mil e quinhentos metros, o que é superior à altura do maior edifício existente atualmente no mundo, o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com 828 metros.
       Segundo Stefan, o carro pode voar por cerca de mil quilômetros, já atingiu a velocidade de 170/h e voou por 40 minutos. O carro-voador necessita de dois minutos e 15 segundos para passar de carro a aeronave, podendo transportar duas pessoas e um limite de peso total de 200 quilos. Mas, para decolar e pousar tem que ser em uma pista, não conseguindo fazê-lo verticalmente, como outros protótipos já apresentados pelo mundo.
       O mercado promete ser muito promissor, já que há milhares de pessoas interessadas em comprar veículos híbridos como este, e várias empresas desenvolvendo projetos semelhantes. Há projetos para desenvolver modelos com capacidade para mais pessoas, inclusive táxis e ônibus voadores. Enfim, é a ficção-científica tornando-se realidade. Eu fico imaginando como será o futuro, com o céu ocupado por diversos carros, táxis e ônibus voadores, que confusão vai ser! É esperar para ver. Em 1962 e 63 o desenho ‘Os Jetsons” já previu o uso desses carros. fr

Nenhum comentário: