SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Entenda a razão de a Rússia não poder ouvir o hino, nem ver sua bandeira durante a Olimpíada

       
      Durante a Olimpíada de Tóquio, a delegação russa não pode ouvir ser executado o hino do seu país durante as entregas das medalhas, nem a sua bandeira pode ser hasteada. É executado um trecho do ‘Concerto para piano e orquestra nº1’, de Tchaikovsky, e a bandeira usada é a do Comitê Olímpico Russo, assim como a imprensa não se refere à ‘Rússia', mas, sim, ao Comitê, ou, genericamente, “atletas russos”. A sigla ROC significa ‘Russian Olympic Commitee’, em inglês. Isto ocorre devido à punição ao país pelo escândalo de doping.
        No final de 2019, a AMA (Agência Mundial Antidoping) anunciou que a Rússia tinha sido punida com a exclusão da Olimpíada de Tóquio e da próxima Copa do Mundo de futebol, a ser realizada ano que vem, no Catar. Foram descobertos diversos casos de doping de atletas e manipulação de dados de laboratórios naquele país entre os anos de 2011 e 2015. A agência identificou 643 casos em 30 esportes durante Olimpíadas e Campeonatos Mundiais de atletismo, e o mais grave, com a participação do próprio governo russo.
        A punição tem sido considerada por muitos como muito branda, já que, na prática, é a Rússia que tem disputado a Olimpíada, e as medalhas conquistadas irão para aquele país. Assim como a Rússia está participando das eliminatórias para o Mundial do Catar. Por outro lado, a justificativa para a permissão da participação do país nessas competições é para não prejudicar os atletas que não tiveram participação comprovada nas práticas ilegais. fr

Nenhum comentário: