SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

"O amante", Marguerite Duras

“O amante”
, Marguerite Duras, tradução de Aulyde Soares Rodrigues; Rio de Janeiro, editora Record, s/ano, 127 páginas (Coleção Mestres da Literatura Contemporânea, vol. 10).
Pequeno livro autobiográfico da escritora francesa Marguerite Duras (1914-1996), nascida na antiga Cochinchina (atual região do Vietnã), na Indochina francesa. Então com 15 anos, ela passa a se relacionar com um chinês, doze anos mais velho e filho de um homem muito rico. O rapaz a amava, mas ela não sentia o mesmo por ele, apenas aproveitando a relação. Marguerite Duras descreve o difícil relacionamento com a sua família, de poucas posses. A mãe era viúva, diretora de uma escola e deprimida. O irmão mais velho era violento, roubava o dinheiro da família, além de perder o seu pouco patrimônio no jogo. Ela tinha mais afeição pelo irmão mais novo, apesar de não terem tido muito proximidade também. O livro foi lançado em 1984, quando a autora estava com 70 anos. Fica o registro da minha leitura. fr

Nenhum comentário: