SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

"Sagarana", João Guimarães Rosa

“Sagarana”, João Guimarães Rosa; Rio de Janeiro, editora Record, s/ano, 393 páginas (Coleção Mestres da Literatura Contemporânea, vol. 9).

Livro originalmente com doze contos ambientados no interior de Minas Gerais, escrito em 1937 pelo autor durante sete meses, a lápis, e em cadernos. Depois de sete anos guardado, o material foi revisto em outros cinco meses, e passado a limpo por uma datilógrafa contratada. Três contos foram retirados pelo autor, e o livro, o seu primeiro a ser publicado, foi, enfim, lançado em 1946. João Guimarães Rosa (1908-1967) foi médico, diplomata e escritor, tendo exercido o cargo de cônsul em Hamburgo, na Alemanha, de 1938 a 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi eleito para a cadeira nº 2 da ABL (Academia Brasileira de Letras) em 1963, mas teria adiado a posse o quanto pôde, pois teria medo de não aguentar a emoção no dia. Enfim, assumiu a cadeira na ABL em 16 de novembro de 1967, mas veio a morrer três dias depois, de infarto, em seu apartamento no Rio de Janeiro, aos 59 anos. Fica o registro da minha leitura. fr

Nenhum comentário: