SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Quem disse que o Botafogo não tem Mundial?

       Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil conquistou o bicampeonato mundial. E metade da seleção era do Botafogo, como se pode constatar pela escalação da seleção brasileira na final, contra a Tchecoslováquia (abaixo). Pelé saiu machucado no segundo jogo do Brasil, e foi substituído por Amarildo, jogador do Botafogo. Dizem que o Didi viu o companheiro um pouco nervoso ao estrear no Mundial, ainda mais substituindo Pelé, e o tranquilizou:
       - Amarildo, olha em volta, quem você vê?
       - Você, o Garrincha, Zagallo, Nilton Santos...
       - Viu!? Fica tranquilo, é só imaginar que estamos jogando no Botafogo!
       Amarildo acabou sendo um dos destaques do Mundial de 1962, marcando quatro gols. E o Garrincha foi escolhido o melhor jogador da Copa. Nilton Santos foi apontado pela FIFA, anos depois, o melhor lateral esquerdo do século 20. Didi e Zagallo também tiveram papel de destaque na conquista. Podemos ou não dizer que o Botafogo tem Mundial? fr 

BRASIL 3x1 TCHECOSLOVÁQUIA

Local: Estádio Nacional, Santiago.

Público: 68.679 pagantes.

Árbitro: Nikolay Gavrilovich Latyshev (URSS). 

Assistentes: Robert Holley Davidson (Escócia), Leopold Sylvain Horn (Holanda).

Gols: Masopust, aos 15; Amarildo, aos 17; Zito (cabeça), aos 69; Vavá, aos 78.

BRASIL: Gilmar (Santos); Djalma Santos (Palmeiras), Mauro (Santos), Zózimo (Bangu) e Nílton Santos (BOTAFOGO); Zito (Santos) e Didi (BOTAFOGO); Garrincha (BOTAFOGO), Vavá (Palmeiras), Amarildo (BOTAFOGO) e Zagallo (BOTAFOGO). Treinador: Aymoré Moreira.

TCHECOSLOVÁQUIA: Schroif; Tichý, Novák, Pluskal e Popluhár; Masopust e Pospichal; Scherer, Kadabra, Kvašnák, Jelinek. Treinador: Rudolf Vytlacil. 


Nenhum comentário: