SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 14 de março de 2022

Bancos estão extinguindo agências físicas

      Há muito tempo, eu venho percebendo que os bancos vêm enxugando as suas atividades presenciais, passando os serviços para o mundo virtual. Eu fui bancário quando mais jovem, e naquela época as pessoas precisavam ir às agências bancárias para realizar várias atividades, que hoje em dia foram extintas ou substituídas. A minha primeira função no banco foi justamente no setor de entrega de talões de cheques, que há alguns anos passou para os caixas e atualmente já praticamente não existe, já que poucas pessoas usam esse serviço. A maioria das pessoas também já não precisam ir às agências para pagar as contas, podendo fazê-lo através do débito automático, por aplicativo ou por Pix.
     Eu leio na imprensa que, nesses dois anos de pandemia de coronavírus, os bancos têm fechado definitivamente milhares de suas agências. Assim, os clientes estão sendo obrigados a se virarem nos serviços virtuais, inclusive os mais idosos e com mais dificuldades para saber utilizar o computador e telefones celulares. Em algumas cidades pequenas, a população deixou de ter uma agência aonde ir, precisando recorrer a cidades vizinhas. E, claro, causando o aumento do desemprego, já que milhares de bancários estão sendo demitidos.
     Somente no ano de 2021, algo em torno de duas mil agências foram fechadas no Brasil, e somente o Banco do Brasil e o Bradesco demitiram aproximadamente 15 mil funcionários nesse período. De forma indireta, outros profissionais também vêm perdendo os seus empregos, como os de segurança privada, limpeza, manutenção de equipamento, alimentação e vestuário.
     Em várias oportunidades, quando eu fui à agência bancária, os funcionários pediam para eu colocar a conta em débito automático ou instalar o aplicativo do banco para não precisar retornar. Eu comentava sempre que isso era justamente o que os bancos queriam que todos fizessem, e que a consequência seria o fechamento de agências e demissões. Infelizmente, não deu outra! fr 

Nenhum comentário: