SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Josimar do Botafogo marcou o seu nome com dois dos mais bonitos gols em Copa do Mundo (1986, no México)

      Muitos jogadores de grande qualidade técnica não têm a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo, seja porque o seu país não consegue a classificação, seja porque a disputa por uma vaga na seleção principal é muito forte. O lateral direito Josimar do Botafogo conseguiu não apenas ser titular da seleção brasileira no Mundial do México, em 1986, jogando três dos cinco jogos disputados pelo Brasil, como fez dois golaços que serão lembrados para sempre.
      Josimar não estava entre os convocados para o Mundial, o titular era Leandro, do Flamengo. Durante a preparação, em Belo Horizonte, o atacante Renato e o Leandro saíram da concentração sem a autorização do treinador Telê Santana, voltando já de madrugada. Leandro não conseguiu pular o muro e Renato entrou com ele, o que foi comunicado ao treinador, que decidiu pelo afastamento dos dois. Telê convocou Josimar, do Botafogo, para a vaga aberta na lateral direita.
      O reserva de Leandro, Édson, do Corinthians, jogou os dois primeiros jogos da Copa, mas se contundiu, e Josimar assumiu a posição, jogando todos os jogos restantes. Na estreia, contra a Irlanda do Norte, Josimar fez um golaço, com um bonito chute da intermediária, após receber passe do companheiro de Botafogo, Alemão (que viria a jogar com Maradona no Napoli, anos mais tarde). O Brasil venceu por 3x0.
      No jogo seguinte, a seleção brasileira enfrentou a Polônia pelas oitavas de final, e goleou por 4x0. Josimar fez mais um golaço, fazendo fila de adversários pela direita. O Brasil enfrentou a França pelas quartas de final, o jogo terminou empatado em 1x1, mas os franceses acabaram nos desclassificando na disputa na marca dos pênaltis, por 4x3.
      Josimar jogou no Botafogo de 1981 a 1989, tendo disputado 94 jogos e feito três gols pelo Glorioso, e participou do time campeão de 1989, na conquista histórica e invicta do estadual, após 21 anos de jejum de títulos. E fez parte da seleção brasileira campeã da Copa América de 1989, como reserva. Assista os dois golaços do Josimar abaixo. fr

Nenhum comentário: