SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Ex-presidente Lula é capa na 'Time'

      O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é capa da edição da revista ‘Time’, com o título “O segundo ato de Lula”. A publicação o define como o “líder mais popular do Brasil”, atualmente buscando o retorno à presidência. Em entrevista realizada no final de março, na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, Lula falou sobre os 580 dias em que esteve preso na Polícia Federal de Curitiba, sobre a situação do Brasil e sobre a guerra na Ucrânia.
      Segundo Lula, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é igualmente responsável pela guerra quanto o seu colega russo, Vladimir Putin, por não ter negociado o suficiente. E também critica o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por não ter se esforçado o suficiente a fim de evitar o conflito: “Os Estados Unidos têm um peso muito grande e ele poderia evitar isso, e não estimular. Poderia ter falado mais, poderia ter participado mais”. E destaca a necessidade de se reformular a ONU (Organização das Nações Unidas):
      - É urgente e é preciso a gente criar uma nova governança mundial. A ONU de hoje não representa mais nada. A ONU de hoje não é levada a sério pelos governantes. Porque cada um toma decisão sem respeitar a ONU. O Putin invadiu a Ucrânia de forma unilateral, sem consultar a ONU. Os Estados Unidos costumam invadir os países sem conversar com ninguém e sem respeitar o Conselho de Segurança. Então é preciso que a gente reconstrua a ONU, coloque mais países, envolva mais pessoas. Se a gente fizer isso, a gente começa a melhorar o mundo.
      Perguntado se queria falar sobre a sua noiva, Rosângela da Silva, com quem deve casar este mês, Lula preferiu não, dizendo que ela tinha autonomia para falar de si própria. Mas, afirmou estar feliz: “Estou apaixonado como se eu tivesse 20 anos de idade, como se fosse minha primeira namorada”. A respeito de sua prisão, determinada pelo ex-juiz Sergio Moro, considera que ela fez parte de um projeto de tomada do poder:
      - Eu tinha consciência do que estava acontecendo no Brasil: o impeachment da Dilma não poderia terminar na Dilma, porque não tinha nenhum sentido fazer o impeachment da Dilma e dois anos depois o Lula voltar a ser presidente da República. Então era preciso afastar o Lula. E como eles não tinham como afastar, eles resolveram construir um rosário de mentiras contra mim para poder me colocar na cadeia. Hoje eu estou aqui, livre, todos os meus processos foram anulados.
      A entrevista foi feita por Clara Nugent, e eu a li na página da ‘Time’, utilizando o Google Tradutor; os trechos que eu transcrevo em minha postagem foram traduzidos por Pâmela Reis no portal da revista. Curiosamente, a data que consta na capa da revista é de 23 de maio, mas a publicação já está disponível. Lula é o 10º brasileiro a estampar a capa da ‘Time’, uma das revistas mais influentes do mundo. Os outros foram: o herpetólogo (estudioso do ramo das ciências biológicas que estuda répteis e anfíbios) Afrânio do Amaral, em 1929; os políticos Júlio Prestes (1930); Getúlio Vargas (1940); Café Filho (1954); Juscelino Kubitschek (1956); Jânio Quadros (1961) e Artur da Costa e Silva (1967); o diplomata Osvaldo Aranha (1942); e o jogador de futebol Neymar (2013). fr

Nenhum comentário: