SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 5 de julho de 2022

"Drácula" deu origem a vários filmes

O livro de Bram Stoker é constantemente adaptado para o cinema, teatro, quadrinhos, e me lembro até da novela “Drácula, uma história de amor”, que a antiga TV Tupi tentou produzir em 1980. Escrita por Rubens Ewald Filho e com o ator Rubens de Falco no papel principal, a novela teve apenas quatro capítulos, devido aos problemas financeiros da emissora, que acabou fechada meses depois. No cinema, o primeiro filme inspirado no livro é “Nosferatu”, do diretor alemão Friedrich Wilhelm Murnau, em 1922. Como a viúva de Bram Stoker não autorizou a adaptação, os produtores alemães rebatizaram o conde como Orlock, não fazendo referência ao nome Drácula. O ator húngaro Béla Lugosi, é até hoje lembrado pelos filmes de terror que fez nos Estados Unidos, principalmente pela sua atuação como o conde Drácula. E outros tantos atores já viveram o papel, até mesmo em comédias. Mas, o ator que marcou para mim como Drácula foi o inglês Christopher Lee (1922-2015). Eu me lembro de ter assistido a um de seus filmes quando adolescente em uma sessão tipo “Corujão” da Globo, de madrugada, e foi o primeiro filme de terror que eu vi. Os filmes são inspirados no livro de Bram Stoker, mas estão cheios de alterações, como incluir um servo no castelo do conde; ou Drácula ser eletrocutado por um raio e morrer queimado, por exemplo. fr 

Nenhum comentário: