SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Na sala, tenho uma linda reprodução de paisagem do Rio, vista de Niterói, do pintor Facchinetti

Eu tenho em minha sala uma linda reprodução do quadro ‘Vista de Santa Rosa de Niterói’, do italiano Nicola Antonio Facchinetti, registrando a vista de Niterói e, ao fundo, o Rio de Janeiro, com a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar, no final do século 19. A obra original é um óleo sobre tela de 1892, e faz parte do acervo do Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Foi pintada na chácara de Domingos Forneiro, em Santa Rosa de Niterói, com o “efeito da tarde’, segundo anotação do próprio artista. Facchinetti veio para o Brasil no ano de 1849, onde residiu na cidade do Rio de Janeiro e trabalhou como cenógrafo e professor de desenho e de italiano. Mais conhecido no Brasil como Nicolau Facchinetti, ele nasceu em Treviso, em 7 de setembro de 1824, e faleceu no Rio, em 15 de outubro de 1900, aos 76 anos. Em suas obras, registrou paisagens das cidades fluminenses do Rio e da região serrana; de Minas Gerais e de São Paulo, principalmente durante o amanhecer ou o pôr do sol, a fim de captar os efeitos da luz natural nestes períodos. De acordo com o crítico de arte Gonzaga Duarte, o artista costumava estudar o local que iria pintar e o desenhava primeiro no papel, para, depois, passá-lo para a tela. Foi muito requisitado pelos senhores de alto poder aquisitivo, e a imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, era uma de suas admiradoras. O quadro que eu tenho em minha sala foi pintado por um artista brasileiro, e eu o comprei em 2000. fr

Nenhum comentário: