SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

A antiga fábrica da Companhia Confiança, em Vila Isabel, foi supermercado da rede Disco na década de 1980


       Quando criança e adolescente, o meu pai me levava para acompanhá-lo nas compras, no fim de semana; os meus irmãos mais velhos já não gostavam de ir. Fomos muitas vezes no antigo Boulevard da Rua Maxwell 300, em Vila Isabel nos anos 1980, quando ele pertencia aos Supermercados Disco, empresa em que o meu pai trabalhava, mas em São Paulo. O meu pai vinha para o Rio nos fins de semana, até se aposentar e ir morar com a minha mãe em Teresópolis, há mais de 20 anos. Eu visitei o local do antigo Boulevard do Disco no dia 31 de agosto para ver como estava, após tantos anos sem ir lá.
     O Disco (Distribuidora de Comestíveis Disco S.A.) foi uma rede de supermercados que esteve em atividade de 1952 a 1990, quando, já em crise, foi adquirida pelo grupo Paes Mendonça. O prédio do antigo supermercado Boulevard é da tradicional Companhia de Fiação e Tecidos Confiança Industrial, fábrica de tecidos, fundada em 1885 e que marcou o início da industrialização do estado do Rio de Janeiro, chegando a ser a maior fábrica do Brasil.
       A fábrica tinha duas chaminés, a primeira construída em 1878, mas que precisou ser demolida; e outra, de 1894, ainda lá, como se pode ver em minhas fotos. A Companhia Confiança foi uma das fornecedoras dos tecidos utilizados para os uniformes dos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Em 1964, ela fechou, passando para o controle de diferentes empresas, entre elas o Disco. Atualmente, vi que estão funcionando lá uma loja da C&C (materiais de construções) e uma feira de móveis.
       O compositor Noel Rosa (1910-1937) compôs, em 1933, a música “Três Apitos”, inspirado em uma jovem por quem se interessou, mas que nunca quis nada com ele. Essa moça seria funcionária da Companhia Confiança, vizinha da residência de Noel, que morava na Rua Teodoro da Silva. A fábrica tocava três apitos para chamar os seus empregados. O primeiro, às 5:45, para acordá-los; o segundo às 7:00, horário da entrada; e o terceiro às 7:45, após o qual quem não tivesse entrado, teria o dia descontado do salário.
       A música de Noel Rosa foi interpretada por vários cantores, entre eles Aracy de Almeida, amiga de Noel, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Elizeth Cardoso, Tom Jobim, Ivan Lins, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Oswaldo Montenegro e Maria Rita. Ouça a música abaixo, com a letra em separado. Informações históricas pesquisadas principalmente na Wikipédia.  fr

Nenhum comentário: