SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morre aos 96 anos e pode marcar o fim da monarquia britânica


      Faleceu, hoje, a rainha Elizabeth II do Reino Unido e outros 14 Estados independentes que compõem o Commonwealth (Reinos da Comunidade de Nações), aos 96 anos de idade e 70 de reinado. A rainha Elizabeth II foi a que exerceu o título britânico por mais tempo, tendo convivido com 15 primeiros-ministros, incluindo a atual, Liz Truss, formalmente nomeada há apenas dois dias. O filho mais velho assumirá o trono como rei Charles III, mas sem o mesmo carisma que a mãe, poderá ser o início de grandes transformações para a monarquia britânica.
      Minha opinião: Eu lamento a morte da rainha, claro, como a perda de toda e qualquer vida humana, mas o seu passamento era algo inevitável, como o de todos. Espero que sirva para a eclosão de mudanças significativas, em benefício de milhões de pessoas, entre elas, a unificação das duas Irlandas e a adoção de um regime republicano através de plebiscito. E, com o tempo, o fim da monarquia britânica e de todas as outras ainda existentes no mundo.
      Sempre considerei o regime anacrônico, não faz mais sentido haver uma família que seja tratada como superior a seu próprio povo, e que assuma os seus postos hierárquicos apenas pela hereditariedade, sem ter feito nada para merecê-los. A República não é perfeita, mas o fato é que não se justifica mais milhões de pessoas sustentarem uma família real, cheia de privilégios. Mais importante do que a monarquia é manter uma democracia consolidada e respeitada, em benefício de todos!
fr

Nenhum comentário: