SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 1 de outubro de 2022

Eu participei da primeira eleição com urna eletrônica no Brasil como presidente de seção

      Amanhã, dia 2 de outubro, o Brasil viverá mais um período de eleições, com os eleitores votando para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Eu trabalhei em algumas eleições como mesário, e fui presidente de seção eleitoral na primeira eleição com urna eletrônica do país, em 1996. Eu me lembro que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) realizou reuniões com os presidentes de seção antes da implantação das urnas.
      A eleição daquele ano teve dois turnos no Rio de Janeiro, no dia 3 de outubro e no dia 15 de novembro. Os outros presidentes de seção da minha Zona Eleitoral iam na minha seção para pedir que eu explicasse o que devia ser feito, muitos não sabiam. Além de acompanhar o dia de eleição para que tudo funcione bem, o presidente tem a responsabilidade de conferir a lisura da votação, a fim de evitar a impugnação dos votos em sua seção.
      O presidente de seção imprime um relatório antes do início da votação para atestar que a urna não tem nenhum voto registrado, a chamada “zerésima”. E depois do fechamento da urna, imprime o boletim final com o registro de todos os votos em candidatos e também os votos em branco e nulos, além do número de eleitores que votaram e não votaram.
      Depois, eu e os outros presidentes de seção tivemos que ir, no ônibus do TRE, até um local, do Tribunal, que eu já não me lembro onde era, assinar o comprovante de entrega da urna e todo o material que estava sob nossa responsabilidade. Eu tenho orgulho de ter participado de várias eleições e, como presidente de seção, da estreia da eleição com urna eletrônica no Brasil.
      A participação popular em uma democracia é muito importante. As eleições por si só não garantem que aqueles que serão eleitos cumprirão com a sua obrigação, e que serão honestos e comprometidos com os interesses públicos. Mas, é a alternativa que temos para buscar um país melhor, mais justo. Eu torço para que os candidatos eleitos sejam bons representantes do povo. Infelizmente, a maioria somente se preocupa com os seus próprios interesses. Boa votação! E boa sorte para todos nós! fr

Nenhum comentário: