O primeiro turno acabou. Eu votei por volta das 11 horas no colégio onde costumo votar sempre. Este ano, tinham umas dez pessoas na minha frente; nas eleições passadas foi mais rápido, tinham duas ou três apenas. Como vem acontecendo desde a implantação das urnas eletrônicas, os resultados saíram no final do dia, apenas algumas horas após o encerramento das eleições.
Para presidente, vai ter segundo turno. Os candidatos Lula (PT), em primeiro, e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais votados. Lula ficou com mais de 48% dos votos, um pouco mais e poderia ter sido eleito no primeiro turno. Eu votei no PT, por falta de novas lideranças nacionais, e também porque o atual governo está radicalizando a política. Para o governo do Rio de Janeiro, o atual governador, Cláudio Castro (PL) foi eleito no primeiro turno. Ele assumiu o governo no início de 2021 após o afastamento de Wilson Witzel (PSC) por corrupção. Eu votei no segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB).
A vaga do estado do Rio de Janeiro no Senado ficou com o ex-jogador Romário (PL), que demonstra ser um político tradicional. Eu votei em André Ceciliano (PT), que ficou em quarto lugar. Se PT e o PSB, que lançou Alessandro Molon, tivessem se unido na campanha, um deles teria sido eleito, mas, infelizmente, os partidos progressistas brigam demais entre si. Resultado: perderam os dois!
Para deputado federal, eu votei em Luciana Novaes (PT), que não foi eleita. E para deputado estadual, votei na legenda, no PT. Pelos resultados que eu estou lendo e assistindo pela TV, não houve renovação, a maioria dos eleitos são os mesmos conhecidos de sempre, infelizmente! fr
Nenhum comentário:
Postar um comentário