SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

"A Ilha do Tesouro", Robert Louis Stevenson

“A Ilha do Tesouro” (“The Treasure Island”), Robert Louis Stevenson, tradução de Alex Marins; São Paulo, editora Martin Claret, 2004, Coleção A Obra-Prima de Cada Autor, 253 páginas.

A história é contada pelo jovem Jim Hawkins, de apenas 12 anos. Após a morte de um pirata na estalagem de seus pais, tem início uma disputa pelo tesouro escondido do capitão Flint em uma ilha misteriosa. Seguindo o mapa que estava com o fora da lei, Jim parte no navio contratado pelo lorde Trelawney, comandado pelo capitão Smollett, e com o médico dr. Livesey em busca do tesouro. Ele foi como grumete, função desempenhada por crianças e adolescentes que faziam serviços sem especialização, como limpeza dos navios. A tripulação, no entanto, é composta por um bando de bêbados e desordeiros, liderados pelo desonesto Long John Silver, com a sua perna de pau e papagaio no ombro, que planeja liderar um motim e roubar o mapa para encontrar o ouro escondido na ilha. Este livro deu início à temática de busca de tesouro com um pirata de perna de pau e papagaio no ombro, seguindo um mapa. Robert Louis Stevenson (1850-1894), foi um escritor escocês, autor também do clássico “O Médico e o Monstro”, em 1886, que eu também já li. fr

Nenhum comentário: