SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Presidente Lula vai assinar o Prêmio Camões a Chico Buarque, recusado por Bolsonaro em 2019

        O presidente Lula vai assinar o diploma do Prêmio Camões de Literatura do escritor e cantor Chico Buarque de Hollanda. Em 2019, o artista venceu a premiação, mas o então presidente Bolsonaro recusou-se a assinar, por questões meramente ideológicas. Uma atitude lamentável. O Prêmio Camões é organizado desde 1988 por Brasil e Portugal, que dividem o valor da premiação de 100 mil euros. A finalidade é destacar a atuação de "um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum".
        Em 2019, Bolsonaro chegou a debochar, dizendo que somente iria assinar o diploma no dia 31 de dezembro de 2026, quando, segundo ele, terminaria o seu segundo mandato. Mas, como todo mundo sabe, a sua arrogância e despreparo acabaram por contrariá-lo, já que a maioria da população decidiu nas urnas que ele não deveria ser reeleito.
        À época, Chico Buarque disse estar feliz pela recusa de Bolsonaro, o que, para ele, representava um segundo prêmio Camões. Ele deve receber o prêmio em Lisboa este ano, quando tem shows previstos para fazer em Portugal, onde se apresentou em 2018, quando eu estava lá; infelizmente não pude assistir. Devido à pandemia, os vencedores desde 2019 não receberam a premiação. fr

Nenhum comentário: