SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Primeira-dama Janja critica péssimo estado do Palácio da Alvorada deixado por Bolsonaro

        A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, mostrou ontem, dia 5, a uma equipe da Globo News o estado em que se encontra a residência oficial dos presidentes da República, o Palácio da Alvorada, em Brasília. De acordo com ela, não houve cuidado por parte dos antigos ocupantes, Bolsonaro e esposa. Há infiltrações no teto, vidros rachados, parte do piso de jacarandá com buracos e rachaduras, tapetes rasgados e muitos objetos e móveis precisando de reforma.
        A equipe da primeira-dama utilizou um livro de fotos com registros do período do governo Dilma Rousseff, dos primos Ricardo e Bruno Struckert para fazer as comparações com o estado atual. Janja critica também a mudança de local da tapeçaria 'Músicos', de autoria do pintor e muralista Di Cavalcanti, retirada da biblioteca para outro lugar do palácio, mais exposto ao sol, o que provocou um desbotamento da obra.
        - O prédio físico é tombado. Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada para que não aconteça mais isso de o governante chegar e tirar as coisas que são patrimônio do estado brasileiro.


        Janja afirmou que será feito um inventário para localizar obras de arte inicialmente não encontradas, enquanto isso o presidente Lula não se mudará para o Palácio da Alvorada:
        - O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção. Os móveis, os pés dos móveis que são de latão, não estão polidos. Os móveis não são os originais. A gente vai tentar recuperar isso. Ainda preciso fazer uma visita no depósito e ver o que foi para lá. Tem muitos objetos que foram transportados de um lado para o outro, do Planalto para cá, daqui para o Jaburu. Então, a gente precisa localizar esses objetos. Eu e o presidente Lula resolvemos que a gente só vai mudar quando tiver um inventário completo do que tem aqui dentro, de como foi entregue para a gente.
        Minha opinião: Infelizmente, no Brasil costuma-se confundir o que é público com os interesses privados. O Palácio da Alvorada, assim como todos os prédios públicos, não pertence a nenhum político, é nosso, do povo. O presidente Lula tem que publicar o inventário dos pertences do Palácio para dar publicidade e transparência ao que está lá dentro. Caso contrário, a cada mudança de presidente muita coisa pode sumir ou ser destruída. O povo brasileiro e a imprensa têm o direito de conhecer o conteúdo desse inventário, até para poder cobrar possíveis responsabilidades de quem não cuidar do nosso patrimônio. fr

Nenhum comentário: