SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 12 de fevereiro de 2023

"Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século"

“Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século”, Italo Moriconi, organizador; Rio de Janeiro, editora Objetiva, 2009, 616 páginas.

Esta é uma coletânea organizada pelo crítico literário e professor Ítalo Moriconi, que reuniu cem contos de autores brasileiros que, no entender dele, seriam os melhores do século 20. Há autores bem conhecidos, e alguns com mais de um conto; outros menos divulgados. Ele explica uma ausência: “Lamento apenas que os contos de Guimarães Rosa escolhidos para a antologia não pudessem ser incluídos por dificuldades relativas à cessão de direitos autorais.” É uma coletânea definida pelas preferências do organizador. Eu destaco os que eu gostei: “O bebê de tarlatana rosa”, de João do Rio; “A nova Califórnia” e “O homem que sabia javanês”, de Lima Barreto; “O peru de Natal”, de Mário de Andrade; “Um cinturão”, de Graciliano Ramos; e “A máquina”, de José J. Veiga. Gostei, também, de “O moço do saxofone”, de Lygia Fagundes Telles; “O homem nu”, de Fernando Sabino; “Passeio noturno”, de Rubem Fonseca; “Estranhos”, de Sérgio Sant’Anna; “Pílades e Orestes” e “Pai contra mãe”, de Machado de Assis; e “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan, estes dois últimos eu já publiquei aqui no meu blog. São muitos textos e o gosto de cada um é que determina os seus preferidos.

Nenhum comentário: