SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 1 de julho de 2023

Jair Bolsonaro é condenado pelo TSE e está inelegível por 8 anos

             Jair Bolsonaro foi declarado, ontem, INELEGÍVEL por oito anos, a partir das eleições do ano passado, após julgamento no plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por maioria de votos de 5 a 2, os ministros condenaram o ex-presidente durante campanha à reeleição pelos crimes de prática de abuso de poder político e utilização indevida dos meios de comunicação em reunião no Palácio do Alvorada com embaixadores estrangeiros, no dia 18 de julho de 2022. À época, Bolsonaro atacou, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro, colocando em dúvidas a sua lisura, deixando claro que se ele não fosse reeleito, não aceitaria o resultado, e estimulando os seus seguidores a fazer o mesmo. O então candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, não foi punido, devido a ter sido considerado, por unanimidade, que não ficou comprovada sua responsabilidade. Ainda cabe recursos.O ministro Alexandre de Moraes votou a favor da condenação de Jair Bolsonaro, e criticou o comportamento do então presidente, por atacar a democracia brasileira e a credibilidade das instituições:
        “Um presidente da República que ataca a Justiça Eleitoral, ataca a lisura do sistema eleitoral que o elege há 40 anos? Isso não é exercício de liberdade de expressão. Isso é conduta vedada, e, ao fazer isso utilizando-se do cargo de presidente, do dinheiro público, da estrutura do Alvorada e da TV pública, é abuso de poder. Ao preparar tudo isso para imediatamente bombardear o eleitorado via redes sociais, é uso indevido dos meios de comunicação.” fr

Nenhum comentário: