SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Dica de filme: "Mussum, o filmis"

MUSSUM, O FILMIS
Brasil, Drama, 2023
Direção: Silvio Guindane
Com: Aílton Graça, Yuri Marçal, Thawan Lucas, Cacau Protásio, Neusa Borges, Felipe Rocha, Stepan Nercessian, Paulo Mathias Jr.
Fui ao cinema assistir ao filme biográfico sobre o eterno Trapalhão Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum (1941-1994). Eu esperava que fosse uma comédia bem escancarada pelo fato de eu associar o artista ao programa de humor que eu assistia na TV Globo quando era criança TV. Mas está mais para um drama (nada que vá deixar alguém triste), mostrando passagens difíceis na vida do Mussum, como o término do seu primeiro casamento; a doença da mãe; e os desentendimentos com os parceiros e amigos do grupo ‘Os Originais do Samba’, em sua carreira paralela como músico. Mas o filme também tem momentos bem divertidos, como o surgimento do personagem Mussum, nome que surgiu quando ele contracenou com Grande Otelo. E as passagens que relembram o programa “Os Trapalhões”, com Didi, Dedé e Zacarias. O ator Aílton Graça está igual a Mussum, em vários momentos era como se eu estive revendo o trapalhão. Ele é bastante parecido fisicamente com o Mussum e soube fazer os seus gestos característicos, além de ser um ótimo ator. Eu apenas finalizaria o filme de forma diferente, com a internação do Mussum no hospital para realizar um transplante de coração, em 1994, que não foi mostrado; ele sofria de uma doença chamada de miocardiopatia dilatada, em que o coração fica dilatado e já não funciona adequadamente. Mussum morreu devido a complicações pós-operatórias. E depois, sim, colocaria as informações, em texto na tela, como foi feito pelo diretor, informando a morte do artista, registrando o sucesso dos Trapalhões e os dados relacionados à sua família, como quantos filhos ele teve e os seus nomes, por exemplo. Quando criança eu assisti e ri bastante com ‘Os Trapalhões’, que passava na Globo aos domingos, às 19 horas, antes do ‘Fantástico’. Para quem também teve a oportunidade de viver essa época eu indico o filme para relembrar esses momentos felizes. E para quem não conheceu o programa, assista também, para conhecer um pouco a respeito da vida e da carreira de um dos mais divertidos humoristas brasileiros. fr

Nenhum comentário: