SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 14 de janeiro de 2024

A antiga Rede Bandeirantes fez uma das melhores novelas da história: "Os Imigrantes"

        A novela “Os Imigrantes” foi produzida e exibida pela Rede Bandeirantes de abril de 1981 a junho de 1982. Uma excelente novela, em uma época em que a Bandeirantes tinha suas próprias produções. Eu ainda era criança e me lembro de assistir. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, com direção de Atílio Riccó e Henrique Martins, e um ótimo elenco, que tinha nomes como Dionísio Azevedo, Maria Estela, Yoná Magalhães, Cristina Mullins (linda!), Fausto Rocha Jr., Sandra Barsotti, Marcela Muniz e Fúlvio Stefanini. O cantor Agnaldo Rayol também atuou na novela. Foram 333 capítulos, divididos em diferentes fases que mostravam a imigração da Europa para o Brasil. Como eu sempre gostei de História, essa novela despertou o meu interesse.
        Os personagens principais eram, justamente, três imigrantes, de mesmo nome: o português Antônio Pereira (Othon Bastos), o espanhol Antonio Hernández (Altair Lima) e o italiano Antonio di Salvio (Rubens de Falco). Benedito Ruy Barbosa saiu da emissora no final da novela, tendo sido contratado pela Rede Globo, e escreveu até o capítulo 313; o colaborador Wilson Aguiar Filho concluiu a história. A novela foi comprada por emissoras de vários países, foi um sucesso de audiência e de crítica, tendo recebido importantes prêmios, e teve uma trilha sonora bem diversificada. Houve, ainda, uma continuação: “Os Imigrantes: Terceira Geração”, que mostrou os descendentes dos imigrantes, mas esta eu não me lembro tão bem.
        Era um tempo em que a Rede Bandeirantes tinha uma ótima programação, com filmes e séries de qualidade, jornalismo, esporte e novelas próprias. Hoje em dia, ela não passa de uma emissora regional e bairrista, que concentra os seus programas e telejornais em São Paulo. Para que interessa a quem mora no Rio de Janeiro, Recife ou Porto Alegre, por exemplo, saber como está o trânsito na Avenida Paulista? Pois é, programas exibidos em rede nacional pela Bandeirantes ficam mostrando o trânsito nas ruas paulistas, sem sentido isso! Desde a década de 1990, a Bandeirantes adotou a abreviatura “Band”, provavelmente por vergonha da reinterpretação histórica dada aos bandeirantes, acusados de escravizar indígenas, estuprar e matar. Assista, abaixo, um pequeno trecho que eu consegui separar na internet; infelizmente a plataforma não permite publicar vídeos mais pesados. fr

Nenhum comentário: