SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 27 de janeiro de 2024

Antigamente, telefone era um bem, declarado no IR, e difícil de conseguir

    
1985
 Os mais jovens já estão acostumados a comprar uma ou mais linhas de telefones celulares e com toda a facilidade possível (que têm condições, claro!). Mas eu peguei a época em que ter um telefone em casa era para poucos. Quando eu era criança, lembro que os meus pais demoraram para conseguir um. A antiga Telerj (Telecomunicações do Rio de Janeiro) era a empresa responsável pela disponibilização das linhas no estado, e era uma empresa estatal.
        À época, final dos anos 1970, início dos anos 1980, morávamos em um endereço que tinha uma entrada para dois blocos independentes. A Telerj alegava que não podia instalar um telefone no apartamento no nosso bloco porque não havia condições técnicas, acho que diziam não ter cabeamento, algo assim. Mas no prédio em frente podia. Então o meu pai pediu a instalação do telefone no apartamento de uma vizinha no bloco da frente, que usava a linha e nos chamava quando tinha ligações para meus pais.
        Uma linha telefônica custava muito dinheiro, fazia parte do patrimônio do cidadão, declarado no Imposto de Renda. Era comum que algumas pessoas ganhassem dinheiro alugando linhas telefônicas, o meu pai chegou a alugar uma, recebia um valor de aluguel por mês. Havia, também, listas telefônicas com a relação dos assinantes particulares e de empresas (em papel, eram listas enormes com os nomes e endereços em letras muito pequenas).
        
        Era uma época em que haviam os chamados “orelhões”, telefones públicos espalhados pela cidade, em que as pessoas usavam o telefone colocando fichas no aparelho, que eram compradas e davam direito a usar por um determinado tempo. Essas ficham foram substituídas, anos depois, por cartões, que muita gente colecionava. Ainda hoje eu encontro uns poucos orelhões, mas nenhum funcionando, são peças de museu ao ar livre.
1978

        A Telerj foi privatizada em 1998, virou Telemar, depois Oi (eu fui cliente das três e posso dizer que todas tinham péssimos serviços e atendimentos!). Eu mesmo cheguei a solicitar uma linha para mim no chamado plano de expansão da empresa, que demorou anos para ser instalada. Com a implantação do serviço móvel, hoje em dia as pessoas têm quantos celulares quiserem, e puderem pagar por eles, claro. E cada vez mais vão desistindo de ter linhas fixas. fr

Nenhum comentário: