SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"Cadeira de Balanço", Carlos Drummond de Andrade

“Cadeira de Balanço”, Carlos Drummond de Andrade; Coleção Sagarana, volume 23, 13ª edição, Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1981, 158 páginas.
Este livro foi lançado em 1966 e reúne diversas crônicas e contos de Carlos Drummond de Andrade, que alterou os títulos de algumas delas, já publicadas anteriormente, para republicá-las nesta obra. Eu destaco dois. “A abobrinha”, em que uma passageira só tinha uma nota de 1000 cruzeiros, conhecida à época por “abobrinha” pela sua coloração, dificultando o troco no ônibus. E “É verdade?”, na qual um ex-governador dá uma entrevista e fala abertamente que contratou os seus protegidos quando na administração:
“ – Não foi excessivo o número de nomeações?
- E eu tenho culpa de minha família ser grande? Não é de lei o amparo a famílias numerosas? Aliás, não foi só a família, não. Nomeei também amigos necessitados de meus parentes necessitados. Comigo é assim: nada de privilégios.” fr

Nenhum comentário: