SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 29 de março de 2024

Os portugueses são mais fechados do que os brasileiros

Os portugueses, em geral e com honrosas exceções, são sérios, nada receptivos, fechados, alguns até grossos e agressivos a qualquer momento. Várias vezes eu cumprimentava alguém de forma simpática e com um sorriso,  e a pessoa ficava olhando para mim, séria, sem ser capaz de retribuir o cumprimento. Vi alguns portugueses simpáticos, educados e prestativos durante os dias em que estive em Lisboa. Mas outros demonstraram claramente uma forte antipatia aos estrangeiros, xenofobia mesmo. Eu mesmo fui muito mal atendido na Estação do Rossio uma vez, em Lisboa , quando fui comprar passagens de comboio para Faro, por um sujeito raivoso que começou a levantar a voz comigo. Ele achou que eu queria embarcar naquela estação para Faro, o que não é possível e eu sabia disso. Mas eu apenas queria comprar antecipadamente as passagens para embarcar em outro local, na Estação do Oriente. Gritando, referia-se a mim como "brasileiro". Que diferença faz se eu sou brasileiro, português ou inglês?  A obrigação dele, como funcionário, é atender bem a todos! Nessas horas, é preciso ter autocontrole para que uma discussão não evolua para algo mais grave. Ainda mais porque eu estava com minha mãe, uma senhora de 86 anos. Pessoas como esse atendente demonstram ter ódio, e é melhor procurar evitar que um idiota transtornado como aquele estrague o seu passeio. Eu simplesmente o chamei de estúpido, deixei-o latindo e fui a  outro guiche, onde fui atendido por uma senhora. Um outro dia, saindo do hotel em Lisboa, vimos um motorista de táxi deixando um casal de japoneses. O motorista gritava em inglês com o casal, falando palavrões. E várias vezes vi motoristas buzinando uns para os outros, sem nenhuma paciência. É como eu sempre digo: gente boa e gente ruim têm no mundo todo, é preciso saber quem é quem. E ficar perto de uns e manter distância de outros! 

Nenhum comentário: