SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 20 de abril de 2024

Brasileiros são agredidos por xenófobos na Irlanda

      Mais um caso de xenofobia na Europa. Brasileiros têm sido agredidos covardemente na rua na cidade de Limerick, no sul da Irlanda, sexto país com mais brasileiros naquele continente, são 60 mil. Na noite do sábado, dia 13 deste mês, Roberto Gomes Júnior voltava do trabalho com o irmão, Leonardo, quando foi abordado por um homem que lhe perguntou de que país ele é. Ao ouvir que Roberto era brasileiro, o homem o agrediu com um objeto que levava dentro de sua jaqueta. Ele precisou ser atendido em um hospital, onde levou seis pontos na testa e teve que pagar uma conta médica no valor de 110 euros, o equivalente a 553 reais. Os dois jovens saíram de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para estudar Inglês na Irlanda, trabalhando no tempo livre para pagar as despesas.
        - Eu escolhi a Irlanda porque queria aprender Inglês. Vim para Limerick porque tinha um custo de vida mais baixo, também parecia uma cidade mais tranquila e com uma segurança superior a Dublin [capital da Irlanda], destino de boa parte das pessoas. Mas enquanto estive por aqui, notei que não era bem assim.
        Neste mês, outros dois brasileiros denunciaram também terem sido agredidos na rua de Limerick em situação semelhante após serem abordados e dizerem que são brasileiros. Frederico de Lima Costa e Mateus Gonzales Serafim, por exemplo. Os seus agressores chegaram a filmar a agressão e publicá-la no Tik Tok, mas ela foi excluída pela rede social. Roberto confirma:
        - Não somos os únicos. Nós ficamos sabendo de alguns outros casos durante nosso tempo aqui. E não é só contra brasileiros não, basta ser de outra nacionalidade.
        Na internet, esses agressores têm sido identificados como “snackers”, irlandeses xenófobos que têm perseguidos estrangeiros, principalmente brasileiros, latinos em geral, e indianos. O objetivo é fazer com que os estrangeiros deixem a Irlanda. Roberto registrou a ocorrência na polícia e aguarda que o crime seja apurado. Segundo ele, a recuperação psicológica é muito mais difícil do que a física, já que a agressão deixa um forte trauma emocional.
        - Esse caso, assim como outros, está ganhando manchetes por aqui. Então estou recebendo muitas mensagens de irlandeses envergonhados dizendo que essas pessoas [os xenófobos] não representam o povo da Irlanda. Mas minha vontade é de ir embora, só gostaria de ver os desdobramentos dos casos primeiro. Lamentável ver como vários países europeus têm atacado estrangeiros. As informações que eu informo no meu texto eu li em reportagens na internet. fr

Nenhum comentário: