Muitas pessoas costumam dizer que o Rio de Janeiro é a cidade mais violenta do Brasil. Mentira! Dizem isso por desinformação ou, até mesmo, de forma mal intencionada. Os estados do Nordeste são os mais violentos do Brasil. E onde estão algumas das cidades mais violentas do mundo. E quem afirma isto são estudos realizados por especialistas. Mas eu, como carioca e morador do Rio, não levo isso como consolo, porque o Rio tem, sim, muita violência, apenas não é a cidade mais violenta, isto é preciso ser dito.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou em janeiro deste ano, que no período de janeiro a outubro do ano passado, a taxa de homicídio doloso (com a intenção de matar) por 100 mil habitantes foi de 23,40 na Região Nordeste, e no Brasil todo foi de 14,33. Os estados do Nordeste tiveram uma média de 45 mortes violentas por dia, quase metade da média de todo o país, que foi de 110 mortes. De acordo com o Ministério, os estados com mais mortes violentas (homicídio doloso, latrocínio, morte por intervenção policial, feminicídio e lesão corporal seguida de morte) são Bahia (5.508), Pernambuco (2.995) e Ceará (2.539).
Em levantamento realizado em 2023 pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, DEZ cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo, NOVE são do Nordeste. A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi apontada como a cidade brasileira mais violenta e a 11ª mais violenta do mundo. Na relação, seguem Salvador (Bahia), Manaus (Amazonas, na região Norte), Feira de Santana (Bahia), Vitória da Conquista (Bahia), Natal (Rio Grande do Norte), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco), Maceió (Alagoas) e Teresina (Piauí). México é o país onde está o maior número de cidades: 17, na lista de 50. Estados Unidos têm sete cidades na lista. Veja a lista completa abaixo. fr


Nenhum comentário:
Postar um comentário