SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 29 de junho de 2024

Brasil goleia Paraguai e está praticamente classificado para as quartas de final da Copa América

       O Brasil não teve muitas dificuldades para vencer, ontem, o Paraguai por 4x1, pela segunda rodada da primeira fase da Copa América. A defesa paraguaia falhou feio no segundo e terceiro gols brasileiros. O goleiro Alisson fez duas difíceis defesas. O jogo teve dois pênaltis marcados a favor do Brasil, ambos com a bola batendo no braço de um jogador paraguaio. Esse tipo de marcação sempre foi muito polêmica porque a arbitragem vive mudando o entendimento.
        Já houve tempo em que o pênalti só era marcado de houvesse “intenção” de o jogador colocar a mão na bola, mas como o árbitro vai definir se houve ou não intenção? Quando a bola batia no braço não era marcada falta, só quando o braço é que batia na bola. Parece que, atualmente, basta a bola bater no braço do adversário dentro da área que é marcado o pênalti. Mas e se o jogador chutar intencionalmente na direção do braço do adversário? A discussão nunca vai ter fim!
        Seja como for, aos 17 minutos do primeiro tempo o árbitro marcou pênalti, mas Paquetá cobrou muito mal e jogou para fora. Aos 17 do segundo tempo, novo pênalti, mas, dessa vez, ele cobrou muito bem e fez o quarto gol da goleada brasileira. O Vini Jr. deu uma de Neymar e ficou fazendo dribles desnecessários e “firulas”, que não acrescentam nada para o ataque, apenas provocam o adversário e criam confusão. Não gosto desse comportamento, mas a imprensa gosta e destacou a atuação do Vini Jr. com elogios exagerados. Fazer o quê!?
        Com mais esta vitória, o Brasil aumentou a vantagem que tem nos confrontos com a seleção do Paraguai: são 83 jogos, 50 vitórias do Brasil, 22 empates e apenas 11 derrotas. E o Paraguai não vence o Brasil há 16 ANOS! A última vez que o Brasil perdeu para eles foi no dia 15 de junho de 2008, por 2x0, pelas eliminatórias do Mundial de 2010. Desde então, foram dez jogos, com cinco vitórias brasileiras e cinco empates. Que continue assim por muito e muito tempo!
      Como eu comentei anteriormente, a Colômbia confirmou o favoritismo e venceu a Costa Rica por 3x0; o Paraguai já não tem mais chances de passar à próxima fase; e na terça-feira, Brasil e Colômbia vão decidir quem será o primeiro colocado do grupo D. A Costa Rica ainda tem chances de se classificar (poucas), mas tem que torcer para a Colômbia nos vencer e eles têm que golear o Paraguai para tirar a diferença de saldo de gols (o Brasil tem saldo de três gols e eles menos três gols); muito difícil! Brasil e Colômbia devem classificar-se, resta definir quem será o primeiro colocado.
  fr
__

FICHA TÉCNICA
PARAGUAI 1x4 BRASIL
Data e horário: 28 de junho de 2024, às 22h (de Brasília)
Competição: 2ª rodada do Grupo D da Copa América
Local: Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Balbuena, Caballero (PAR); Wendell, Paquetá, Vini Jr (BRA)
Cartões vermelhos: Cubas (PAR)
Público: 46.939
Gols: Vini Jr (BRA), aos 34 min do 1° tempo e aos 49 min do 1° tempo; Savinho (BRA), aos 42 min do 1° tempo; Alderete (PAR), aos 2 min do 2° tempo; Paquetá (BRA), aos 19 min do 2° tempo
PARAGUAI: Morínigo; Espinoza (Giménez), Alderete, Balbuena e Velázquez; Bobadilla (Caballero), Cubas, Villasanti, Enciso (Romero) e Almirón (Ramon Sosa); Arce (Bareiro). Técnico: Daniel Garnero
BRASIL: Alisson; Danilo, Militão (Gabriel Magalhães), Marquinhos e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães (Douglas Luiz) e Paquetá (Andreas Pereira); Savinho (Raphinha), Rodrygo (Endrick) e Vini Jr. Técnico: Dorival Júnior
Fonte: UOL

Nenhum comentário: