SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

História: Jogando pelo Barcelona contra o Atletico de Bilbao, Maradona teve tornozelo quebrado e iniciou briga campal em Madrid

        O argentino Diego Maradona (1960-2020) foi um dos maiores talentos do futebol mundial, mas, também, esteve envolvido em muitas polêmicas em sua curta vida. Uma delas ocorreu há 40 anos, em 5 de maio de 1984, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, pela decisão da Copa do Rei, jogando pelo Barcelona contra o Atletico de Bilbao. Após o fim do jogo, vencido pelo Atletico por 1x0, houve uma briga generalizada, que acabou indo para as arquibancadas. Maradona acertou Miguel Ángel Sola com uma joelhada no rosto, fazendo com que ele desmaiasse, veja o vídeo, abaixo. O argentino foi apontado como o causador do tumulto e foi suspenso por três meses. Insatisfeito, depois deixou o Barcelona, indo para o Nápoli, da Itália.
        O confronto entre essas duas equipes já havia sido marcado pela violência anteriormente. O zagueiro espanhol Andoni Goikoetxea havia feito uma entrada covarde por trás acertando o tornozelo de Maradona em 24 de setembro do ano anterior, no jogo em que o Barcelona goleou o Atletico de Bilbao por 4x0, veja o vídeo, abaixo. Por incrível que pareça, Goikoetxea não recebeu nem um cartão amarelo! Maradona teve fratura do maléolo, um pequeno osso lateral do tornozelo e rompimento dos ligamentos e ficou afastado do futebol por longos 106 dias.
        Goikoetxea era tão desleal que ficou conhecido como o “açougueiro de Bilbao”, seis meses antes de atingir Maradona ele já tinha quebrado a perna do alemão Bernd Schuster, também do Barcelona. Em 2007, o jornal inglês “Times” fez uma relação dos 50 jogadores mais violentos do futebol e Goikoetxea estava em primeiro; não havia nenhum brasileiro na lista. Goikoetxea, acredite, defendeu a seleção da Espanha no Mundial de 1986! 
fr

Nenhum comentário: