Especialistas afirmam que no futuro as próximas guerras serão travadas por disputa de água! É isso mesmo, água, o recurso natural que bilhões de pessoas utilizam diariamente muitas vezes sem se importar com o desperdício: lavando calçadas e carros, deixando o chuveiro funcionando sem ninguém usar, e mantendo as torneiras abertas à toa. Mas, em algumas regiões a realidade é bem diferente, e a água já dá sinais de escassez, dando origem a vários conflitos, principalmente na África e no Oriente Médio. Disputas por água são muito comuns na História, e já vêm de milhares de anos.
O planeta Terra, apesar do nome, é formado por 70% de água, distribuída em sua maioria pelos oceanos, e somente 30% de terra. Mas, o percentual de água doce, ou seja, a água dos rios, lagos e da maioria dos lençóis subterrâneos, com uma salinidade perto de zero, é inferior a 3% do total. Aproximadamente 97% da água no mundo é água salgada, não indicada ao consumo humano.
Turquia, Síria e Iraque vêm se desentendendo por conta dos rios Tigre e Eufrates. Os turcos reivindicam mais direitos sobre os rios, que nascem em seu território e abastecem os dois vizinhos. Em 2009, ocorreu uma forte seca na região, o que provocou a diminuição do fluxo dos rios e falta de água no Iraque, que acusou os demais de estarem utilizando o recurso mais do que o acertado em acordos internacionais.
Outros exemplos de pontos de tensão ficam na África. Egito, Etiópia, Uganda, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Sudão disputam a utilização do rio Nilo; e Angola, Botswana e Namíbia a da Bacia de Okavango. Na Ásia, Índia e Paquistão vivem em guerra, e um dos motivos é a disputa pelo rio Indo; China, Bangladesh, Índia, Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos brigam pelo Planalto do Tibete, por onde passam cinco grandes rios. No continente, também ocorrem tensões entre Israel, Jordânia e Síria, devido à importância das Colinas de Golã, rica em solos férteis e onde ficam as nascentes do rio Jordão, vital em uma região desértica.
A água é um recurso fundamental para o consumo e também para a agricultura, que gera atritos e também pode motivar ações de sabotagem ou invasões a fim de causar danos a um país com o qual se esteja em guerra. Recentemente, a Rússia foi acusada de cortar o acesso de água potável para a população da cidade de Mariupol, na Ucrânia, com quem está em guerra há mais de dois anos. Como se constata, o futuro reserva muitos conflitos, disputas e guerras pelo mundo. Triste! fr
SEJA ÉTICO
SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.
terça-feira, 12 de novembro de 2024
A água está acabando no planeta e, no futuro, guerras acontecerão pela disputa desse recurso natural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário