SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Um terço dos portugueses jovens já deixou Portugal em busca de melhores condições de vida (mas Portugal não quer receber estrangeiros!)

É curioso ver tanta xenofobia em Portugal, sendo este país um dos maiores exportadores de mão de obra no mundo. De acordo com o Observatório da Emigração, órgão independente do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), Portugal tem a maior taxa de emigração da Europa. E segundo suas estimativas um terço dos portugueses jovens de 15 a 39 anos, nascidos em Portugal, já deixou o país para viver no exterior, em um total de 850 mil jovens. E quase um terço das mulheres portuguesas em idade fértil já deixou Portugal. Ou seja, são milhares de portuguesas que terão seus filhos em outros países, portanto, não serão portugueses natos, o que representa, de acordo com os estudos, 20% do total de nascimentos de Portugal. Levando em consideração os dados do ano passado, cerca de 2,3 milhões de portugueses vivem fora de Portugal, aproximadamente 70% com idade entre os 15 a 39 anos. Outro dado relevante: cada vez mais os jovens que se formam preferem deixar Portugal a trabalhar em seu país. É o que confirma, por exemplo, o levantamento do final de 2023 da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), segundo o qual um terço dos dentistas portugueses prefere sair de Portugal logo após exercer a profissão em um período médio de seis meses no país. Como se constata com os próprios dados levantados por Portugal, é uma hipocrisia o que estão fazendo por lá. Os portugueses e portuguesas querem ter o direito de emigrar, mas não querem aceitar imigrantes em seu país. Ou seja, querem ter a oportunidade de sair de Portugal em busca de melhores condições de vida e oportunidades profissionais, mas não querem permitir aos estrangeiros que tenham o mesmo direito em Portugal. É muita hipocrisia! fr 

Nenhum comentário: