SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Museu Nacional de Belas Artes





Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) é um dos mais importantes museus do Brasil. Inaugurado em 1938, com a presença do então presidente Getúlio Vargas, o seu acervo possui a maior coleção de arte do século 19 no país. É constituído em parte pelas obras de arte trazidas de Portugal pela Corte de D. João VI, e pela qual o país pagou quando de sua independência; e pela coleção reunida por Joachin Lebreton, chefe da 'Missão Artística Francesa', que chegou ao Brasil em 1816. O MNBA tem também obras do século 20. São cerca de 60.000 itens, entre pinturas, esculturas, numismática, entre outros, além de uma biblioteca, que reúne livros, periódicos, monografias, fotografias e outros documentos. E obras da importância dos quadros: Primeira Missa no Brasil e Batalha dos Guararapes, de Victor Meireles; Batalha do Avaí, de Pedro Américo; Retrato do Imperador Dom Pedro II, de Antônio Araújo de Sousa Lobo; e O Último Tamoio, de Rodolfo Amoedo. O lindo prédio do MNBA foi construído entre os anos de 1906 e 1908, passando a sediar a Escola Nacional de Belas Artes, substituída pelo Museu a partir de sua criação. O edifício do MNBA foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1973. Sediou exposições de grande valor artístico, como a do francês Auguste Rodin em 1995, a de Claude Monet em 1997, a de Salvador Dalí em 1998. Já visitei o MNBA algumas vezes, reparo que alguns quadros têm suas molduras um tanto empoeiradas, e muita gente passa por ele todos os dias e nem tem ideia de sua importância. Mas o seu prédio é lindo, destaca-se na paisagem da Cinelândia, ao lado de outros de muita importância, como o da Biblioteca Nacional e o da Câmara dos Vereadores. Uma curiosidade: na fachada, em torno do prédio do Museu, há oito espaços reservados a imagens, desde a sua inauguração, mas que jamais foram preenchidos. Os cariocas têm que conhecer o MNBA, e os turistas não podem deixar de visitá-lo.  fr 

Pintada em Paris por Victor Meireles nos anos de 1859 e 1860, o quadro "Primeira Missa no Brasil" é um dos mais importantes da arte nacional.

Outra obra de Victor Meireles para ser admirada, 
"Batalha dos Guararapes"; pintada em 1879.
 "Retrato do Imperador Dom Pedro II", de Antônio Araújo de Sousa Lobo.
O quadro "Batalha do Avaí", um dos confrontos da Guerra do Paraguai, tem 6mx11m. 
Curiosidade: o pintor se incluiu entre um dos soldados, o de nº 33 no quepe.
"O Último Tamoio", de Rodolfo Amoedo, em que o padre Anchieta encontra 
o corpo de Aimberê, o chefe dos Tamoios.
Uma sala no Museu, com réplicas de estátuas da Antiguidade.

Nenhum comentário: