SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 16 de junho de 2018

Monumento aos Descobrimentos

 
Após conhecermos o Palácio de Belém, seguimos pela Praça do Império e atravessamos por uma passagem subterrânea até o Monumento aos Descobrimentos. Ele está localizado na Av. Brasília, às margens do rio Tejo, tem 56 metros de altura, 20 de largura, 46 de comprimento e 20 de profundidade.  A origem do monumento é de 1940, quando foi feito um com materiais perecíveis para a Exposição do Mundo Português, a fim de homenagear aqueles que contribuíram para o sucesso das expedições portuguesas. Mas este foi desmontado em 1958. Dois anos depois, porém, foi inaugurado o monumento atual, em concreto e pedra de lioz, por ordem do presidente do Conselho de Ministros Antônio de Oliveira Salazar. O propósito foi marcar o quinto centenário de morte do Infante Dom Henrique, considerado o maior responsável pela idealização das expedições marítimas de Portugal.
O Monumento aos Descobrimentos foi um projeto do arquiteto José Ângelo Cottinelli, substituído após seu falecimento por Antônio Pardal Monteiro, e o trabalho da confecção das esculturas foi coordenado por Leopoldo de Almeida. O monumento tem a forma de uma caravela, com a estátua central do Infante Dom Henrique, de nove metros, e 32 outras nas laterais, cada uma com sete metros. Elas homenageiam personalidades históricas de Portugal, como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Camões. No chão em frente ao monumento, tem a imagem de uma rosa dos ventos, oferecida pela África do Sul em 1960. Em 1985, foi feita uma reforma no interior do Monumento aos Descobrimentos, passando a disponibilizar também um auditório e duas salas de exposição, tornando-se Centro Cultural das Descobertas. Quando fomos, estava ventando bastante e eu tive que segurar bem o meu celular para não acabar no rio Tejo. 😅 😅 😅 As fontes das informações do meu texto foram retiradas da internet, na página da Wikipédia e na portuguesa Padrão dos Descobrimentos.  fr
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: