SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 8 de julho de 2018

Steve Ditkos, co-criador do Homem-Aranha, morre aos 90 anos

             
               Foi anunciada no início do mês a morte, aos 90 anos, do desenhista e roteirista estadunidense Steve Ditko, co-criador do personagem Homem-Aranha, ao lado de Stan Lee. O artista era muito reservado, pouco aparecia em eventos e dele pouco era divulgado. O seu corpo teria sido encontrado por uma assistente social, que estranhou a falta de contato e foi até o apartamento dele, em Nova Iorque. De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, Steve Ditko teria morrido no dia 29 de junho, e a polícia acredita que ele morreu dois dias antes. A causa da morte teria sido um ataque cardíaco.

                A criação mais importante do artista se deu em 1961, quando trabalhava como ilustrador da Marvel Comics. Stan Lee, editor-chefe à época, pediu primeiro a Jack Kirby que colaborasse na criação daquele que viria a se transformar em um dos mais famosos super-heróis do mundo: o Homem-Aranha. Kirby participou da criação de outros personagens, como Hulk, Capitão América, Quarteto Fantástico e X-Men. O resultado, porém, não agradou a Stan Lee, que passou, então, a Ditko a incumbência e este acabou criando o visual do Homem-Aranha, incluindo o recurso do lançador de teias. A primeira aparição do escalador de paredes foi na revista ‘Amazing Fantasy’, em 1962, dando início ao seu super sucesso conhecido mundialmente.

                Anos depois, ele e Stan Lee desentenderam-se e Ditko saiu da Marvel, passando a trabalhar em outras editoras, incluindo a DC Comics. Em 1979, retornou a Marvel, onde passou a trabalhar como autônomo na década de 1990. Steve Ditko é co-criador também de alguns inimigos do cabeça de teia: Duende Verde, Doutor Octopus, Lagarto, Homem-Areia, Electro, Mystério e Abutre. E também do mago Doutor Estranho. Steve Ditko raramente dava entrevistas, e sequer comparecia aos lançamentos dos filmes dos personagens que ajudou a criar, ao contrário de Stan Lee, que até participa deles em curtíssimas aparições. Somente muito tempo depois, Lee reconheceu publicamente Steve Ditko como co-criador do Homem-Aranha. fr  Fonte das informações: G1 e O Estado de S. Paulo de 06/7/2018.

Nenhum comentário: