SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Curiosidades muito interessantes VII

"Moysés" de Miguel Ângelo é considerada a obra-prima da escultura de todos os tempos

"Moysés", estátua de mármore de Miguel Ângelo, é considerada a obra-prima da escultura de todos os tempos. Ela está na Igreja de São Pedro, em Roma, sobre o túmulo do papa Júlio II. Segundo a lenda, por achá-la tão perfeita ao concluí-la, Miguel Ângelo desferiu uma martelada no joelho da estátua, exclamando – Parla! (Fala!).

Escritor americano teve obra recusada por 176 editores

Em 1983, o norte-americano Bill Gordon escreveu um livro com o extravagante título de "Quantos livros vocês venderia em Ohio?". Durante dois anos, submeteu a obra-prima a 176 editores e de todos levou um rotundo não. Quando um editor finalmente decidiu publicar o livro, Gordon recusou.

William Shakespeare é considerado o maior escritor da língua inglesa

A obra de William Shakespeare, gênio da literatura britânica, compõe-se de dois grandes poemas, 154 sonetos e 37 peças teatrais - 17 comédias, 10 dramas e 10 tragédias. É considerado o escritor de maior e melhor vocabulário da língua inglesa em todos os tempos. Nasceu em 1564 e faleceu em 1616.

Descartes é o pai da filosofia moderna

René du Perron Descartes (1595-1650) é o pai da filosofia moderna. Seu método para resolver qualquer dificuldade consiste em dividi-la em dificuldades menores, mais fáceis de serem resolvidas. O método tem seu nome: cartesiano. Em linguagem acessível, pode ser assim resumido: não complique, simplifique.

Aventuras de Marco Polo foram vividas por outros viajantes

Pode um homem dizer verdade e ser mentiroso? O veneziano Marco Polo gabava-se de ter vivido aventuras na China, que na verdade recolheu de outros viajantes. Como exagerava tudo, ganhou o apelido de Marco Milhões. Seu livro, As viagens de Marco Polo, inspirou o ciclo das grandes navegações.

Livro mais antigo do mundo é chinês

O livro mais antigo do mundo é o Y-Ching ou Livro dos Números dos chineses, hoje tão em moda entre os que acreditam em profecias e adivinhações. Muito tempo antes de Confúcio, já causava grandes controvérsias entre filósofos na China e também na Índia.

Nélida Piñon é primeira mulher na presidência de uma academia

Fundada em 1907, a Academia Brasileira de Letras só admitiu a primeira mulher em seus quadros 70 anos depois. A pioneira foi a escritora Rachel de Queiroz. Em compensação, a ABL foi a primeira academia no mundo a eleger uma mulher para a presidência. É Nélida Piñon. Assumiu o cargo em 1995.

Fonte: terra.com.br/curiosidades

Nenhum comentário: