SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Curiosidades muito interessantes VI

Retrato falso de duas meninas cercadas de fadas levou criador de Sherlock Holmes a acreditar em seres sobrenaturais

Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, o detetive que não se deixava lograr, em 1917 caiu no "conto" da assombração. O retrato de duas meninas, cercadas de fadas e gnomos, o convenceu da existência de seres sobrenaturais. Anos depois, elas revelaram que tinham posado com figuras recortadas em papel e fixadas com alfinetes.

Arcanjo Gabriel é cultuado pelas três grandes religiões monoteístas

O arcanjo Gabriel é o único ente religioso cultuado pelas três religiões monoteístas. Os judeus o têm como o anjo exterminador de Sodoma e Gomorra, as cidades do pecado. Para os maometanos, foi quem revelou o Alcorão ao profeta Maomé. E para os cristãos, foi o portador da mensagem de Deus à Virgem Maria.

Palavras cruzadas surgiram nos EUA em 1913 e foram supostamente criadas por um presidiário

O passatempo das palavras cruzadas, praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, apareceu pela primeira vez em 21 de dezembro de 1913, no jornal norte-americano The New York World's. Consta que foi criado por um presidiário que passava o tempo desenhando as grades da cela em pedaços de papel.

Ex-presidente norte-americano Ronald Reagan perdeu o papel principal de "Casablanca" para Humphrey Bogart

Ronald Reagan, um dos mais bem sucedidos presidentes norte-americanos, não teve a mesma sorte no cinema. Em 1941, foi escolhido para o papel principal de "Casablanca", mas na última hora os produtores se decidiram por um modesto ator, chamado Humphrey Bogart, cujo desempenho o projetou como astro de Hollywood.

A primeira mulher brasileira a se formar em medicina

A primeira brasileira a se formar em medicina foi a carioca Maria Augusta Generoso Estrela. Como a matrícula era proibida às mulheres nas universidades brasileiras, foi obrigada a estudar nos Estados Unidos. Concluiu o curso em 1879, mas teve de esperar dois anos para receber o diploma por ser menor de idade.

As raízes da propaganda

A palavra propaganda é o gerúndio em latim do verbo propagare, que significa propagar, multiplicar. A primeira apropriação do termo foi feita pela Igreja católica no século XVII com o estabelecimento, pelo papa Gregório XV, de uma Comissão Cardinalícia para Propagação da Fé (Cardinalitia Commissio de Propaganda Fide). Seu objetivo era fundar seminários formadores de missionários que difundissem a religião. Foi criada então, em 1622, a Sagrada Congregação para Propagação da Fé, instituição que tornou-se responsável pela divulgação do catolicismo.

Primeira publicação de um poeta brasileiro foi em 1705

O primeiro poeta brasileiro a publicar um livro foi Manoel Botelho de Oliveira. O volume chamava-se "Música do Parnaso" e foi impresso em 1705, na oficina de Miguel Menescal. Na dedicatória que fez a D. Nuno Álvares Pereira, ele próprio se denominou "o primeiro filho do Brasil" a publicar versos.

Fonte: terra.com.br/curiosidades

Nenhum comentário: