SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

30 anos do título histórico de 1989 (com direito a chororô flamenguista!) 😂 😂

      
          Hoje, a imensa torcida alvinegra comemora os 30 anos da conquista histórica do campeonato estadual de 1989. Eu posso dizer que estava lá! O Botafogo foi campeão vencendo o Flamengo, eu estava lá, no gramado do Maracanã, cobrindo a decisão. À época, eu estagiava / trabalhava no jornal ‘Folha do Rio’, e pude ver bem de perto o meu Botafogo voltando a ser campeão estadual, depois de 21 anos sem esse título.
 
É bem verdade que em 1971, o Botafogo foi prejudicado na final com o Fluminense. Aos 43 minutos do segundo tempo, Marco Antônio pulou com o goleiro botafoguense Ubirajara, e o empurrou. A bola sobrou para Lula, que fez o gol da vitória de 1x0 e do título tricolor.
Mas, voltando à conquista de 1989, o Botafogo foi campeão estadual invicto, tendo vencido 15 jogos, e empatando 9 (veja a campanha mais abaixo). O regulamento do campeonato previa que os vencedores dos dois turnos se enfrentariam em dois ou três jogos finais, e seria campeão aquele que conseguisse quatro pontos (naquela época, a vitória valia 2 pontos). O Botafogo foi campeão da Taça Rio (segundo turno). E muitos lembram que o título poderia ter sido decidido a favor do Botafogo sem esses jogos finais, se não fosse por um erro do árbitro Luiz Carlos Félix.
Na terceira rodada do primeiro turno, ele encerrou o jogo exatamente quando o Paulinho Criciúma já ia mandar a bola para o gol vazio. Assim, houve um empate em 1x1, quando deveria ter sido mais uma vitória do Botafogo, e, consequentemente, o Glorioso teria conquistado também a Taça Guanabara, e não o Flamengo, como acabou sendo, com apenas um ponto a mais. O Botafogo terminaria com três pontos à frente do rubro-negro.
Mesmo assim, o Botafogo foi para a decisão final do título com um ponto de vantagem, por ter terminado os dois turnos com mais pontos, como previa o regulamento. Ou seja, o Botafogo também teria sido campeão direto se o critério fosse de melhor campanha geral. O primeiro jogo, dia 18 de junho, terminou em empate em 0x0. No jogo de 21 de junho, o Botafogo venceu com o histórico gol do atacante Mauricio, chegando aos quatro pontos.
 
O engraçado é que os flamenguistas até hoje, (há 30 anos!), choram por causa desse gol. Eles reclamam que o Mauricio teria dado um empurrão no lateral Leonardo. Mas, o que houve não passou de um leve toque, tanto que nenhum jogador do Flamengo reclamou, a começar pelo próprio Leonardo, basta assistir ao gol, acima. Esse chororô flamenguista já dura 30 anos, daria para acabar com toda a seca do Nordeste inteiro!!! kkkkkk  😂 😂 😂 😂 😂  Botafogo campeão, e eu vi de perto! (E ainda fomos bicampeões no ano seguinte!) fr
 
BOTAFOGO 1 x 0 Flamengo

BOTAFOGO
Ricardo Cruz; Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos; Vítor, Carlos Alberto Santos e Luizinho; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha). Técnico: Valdir Espinosa
Flamengo
Zé Carlos; Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo; Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. Técnico: Telê Santana
Data: 21/06/1989
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Walter Senra
Público: 56.412 pagantes (68.671 presentes)
Renda: NCz$ 302.592,00 (trezentos e dois mil, quinhentos e noventa e dois cruzados novos)
Gol: Maurício, aos 12 minutos do segundo tempo.
Campanha vitoriosa:
Botafogo 1 x 0 América
Botafogo 3 x 0 Nova Cidade
Botafogo 1 x 1 Flamengo
Volta Redonda 1 X 1 Botafogo
Vasco 0 x 0 Botafogo
Olaria 1 x 3 Botafogo
Cabofriense 0 x 2 Botafogo
Itaperuna 0 x 4 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Americano
Botafogo 0 x 0 Fluminense
Bangu 0 x 2 Botafogo
Nova Cidade 0 x 2 Botafogo
Botafogo 1 x 0 América
Botafogo 3 x 3 Flamengo
Botafogo 1 x 1 Vasco
Botafogo 2 x 1 Volta Redonda
Botafogo 2 x 2 Fluminense
Botafogo 2 x 0 Cabofriense
Botafogo 2 x 1 Itaperuna
Americano 0 x 1 Botafogo
Botafogo 1 x 0 Olaria
Botafogo 0 x 0 Bangu
Botafogo 0 x 0 Flamengo
Flamengo 0 x 1 Botafogo

Nenhum comentário: