SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Mistério já revelado: quem é a mãe dos sobrinhos do Pato Donald

           Outro dia, passando desesperadamente os canais em busca de alguma coisa para assistir na TV (dezenas de canais e na maioria das vezes nada presta!), encontrei um episódio muito interessante do “DuckTales: Os Caçadores de Aventuras”, no Disney Channel. Mostrava a mãe dos sobrinhos do Pato Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho. Este é um dos vários mistérios do universo Disney que são muito mal explicados. Quem eram, e o que teria acontecido com os pais dos três patinhos gêmeos? 

          Até onde eu sei, pouco se falava das vidas dos personagens. Os meninos, por exemplo, eram sobrinhos do Pato Donald e do Tio Patinhas, e ponto. Não se sabia muito a respeito de seus pais. A mãe os teria deixado com o irmão para cuidar do marido, que estava hospitalizado. E nunca mais teria voltado. (Que “explicação” horrível! Que mãe era essa? rsrs) Donald, então, passou a cuidar dos meninos, com a ajuda eventual do Patinhas.
          Bom, quanto ao pai, pelo que sei, o mistério continua. Mas a mãe deles chama-se Dumbela Pato, e seria irmã gêmea do Pato Donald. Ela embarcou em uma viagem ao espaço, e sua nave foi parar na Lua. Quando ela acordou da aterrissagem, tinha um bloco enorme em cima de uma de suas patas, que ela não conseguiu remover. A estória passa, logo em seguida, para mostrar ela com uma perna mecânica! rsrs (Ela teria cortado a própria perna para poder se livrar, uma situação muito pouco indicada para histórias infantis...) Dumbela Pato passou, então, meses tentando reparar sua nave, tendo que se defender de uma estranha e enorme criatura que queria devorar a espaçonave.  
 

Pesquisando na internet, li que essa explicação para o sumiço da mãe dos sobrinhos de Donald foi publicada nas revistas em quadrinhos da Holanda, em 2014, e no ano seguinte aqui, no Brasil. Nessa história, ela se tornou uma astronauta, deixou os filhos com o irmão e desapareceu no espaço. A série animada da TV aproveitou a ideia, e deu continuidade, contando mais do que teria acontecido com Dumbela na Lua. A mãe dos meninos já tinha aparecido em outras histórias anteriormente. E Dumbela Pato seguirá aparecendo em outros episódios do “DuckTales: Os Caçadores de Aventuras”.
Descobri também que já houve um quarto irmão gêmeo, chamado, em inglês, de Phooey Duck. Mas ele apareceu muito pouco, e acabou sendo “renegado” pelos estúdios Disney. (Isto não se faz!) Huguinho, Zezinho e Luisinho foram criados pelo artista Al Taleaferro, em 1937. Uma explicação para pouco se falar nos pais dos patinhos, e muito crível, é a do especialista Álvaro de Moya, autor do livro ‘O Mundo de Disney’, segundo a qual os estúdios sempre evitaram relações mais próximas entre seus personagens. Por isso, preferiam criar tios, tias, avôs e avós, mas sem dar maiores explicações da ausência dos pais. Pelo jeito, passaram a rever essa postura nos últimos anos. fr

Nenhum comentário: