SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Peças históricas são furtadas de museu... na Alemanha! 😲 😲 😲


Ontem, ladrões furtaram três peças do século 18, com diamante e rubis, do Museu Grünes Gewölbe, que fica em um castelo em Dresden, no leste da Alemanha. O valor delas é incalculável, de acordo com as agências de notícias internacionais, além do seu valor histórico, mas estimativas giram em torno de um bilhão de euros. Essas peças são consideradas patrimônio cultural mundial. O sistema de alarme não funcionou, por conta de um transformador elétrico que estaria pegando fogo no momento, mas não foi informado o que teria causado o incêndio. Pelo menos dois ladrões entraram bem cedo, pouco antes das cinco horas da manhã, e conseguiram escapar. Até o momento ninguém foi preso.
O Museu foi fundado em 1723, e tem uma das mais importantes coleções de tesouros na Europa. Esse lamentável roubo só confirma a minha opinião. Se isso tivesse acontecido no Brasil, ou em outro país latino-americano, por exemplo, diriam que nossos países não têm condições de proteger peças históricas importantes para a humanidade. E, por isso, elas só podem ficar em instituições localizadas nos países mais desenvolvidos do mundo. Como se vê, não é bem assim. Não é primeira vez que peças históricas importantes são furtadas, roubadas ou destruídas justamente nesses países. Infelizmente, pode acontecer em qualquer lugar do mundo. fr

Nenhum comentário: